Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Prefeito visita escola municipal melhor colocada no IDEB 2013

08/09/2014 13:21:00  » Autor: Flávia David e Helena Soares/Fotos: Beth Santos e Ricardo Cassiano


O prefeito Eduardo Paes e a secretária municipal de Educação, Helena Bomeny, visitaram nesta segunda-feira (08/09) a Escola Municipal Roberto Burle Max, que obteve a melhor nota entre as escolas da rede municipal no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) 2013 nos Anos Finais (6º ao 9º ano). A escola de Jacarepaguá avançou da nota de 6,6 em 2011 para 7,0 no ano passado. Já nos Anos Iniciais (1º ao 5º ano), a primeira colocada entre as unidades da prefeitura foi a Escola Haydea Vianna Fiuza de Castro, em Paciência, que atingiu a nota 8,7, três pontos acima de 2011 (5,7).

 

No IDEB 2013, o Rio manteve a média geral de 5.3 nos Anos Iniciais e 4,4 nos Anos Finais. Pela nota da Prova Brasil, que mede o nível de aprendizagem dos alunos do 5º ao 9º anos em português e matemática, o Rio se manteve na 4ª posição entre as capitais nos Anos Iniciais, com 5.91. Já nos Anos Finais, o município ficou em 6º lugar, com 5,07.

 


Os resultados da avaliação do IDEB 2013, divulgados pelo Ministério da Educação na última sexta-feira (05/09), comprovam que os investimentos da Prefeitura do Rio em relação à melhoria da aprendizagem dos alunos estão no caminho certo. Mesmo tendo passado por uma greve de quase três meses ano passado, encerrada uma semana antes da aplicação da Prova Brasil, o Rio manteve os resultados alcançados em 2011, quando houve um salto no desempenho das escolas da prefeitura de 22% nos Anos Finais e de 6% nos Anos Iniciais.

 

- Conseguimos a quarta colocação das capitais, mesmo com o fim da aprovação automática e a greve que aconteceu no ano passado. Eu agradeço esse resultado aos professores e alunos que se esforçam sempre para melhorar e avançar. Os nossos objetivos são muito ousados, como a implantação do turno único, mas eu tenho muito orgulho da nossa rede municipal e acho que estamos no caminho correto. O objetivo é chegar a 2016 no primeiro lugar do IDEB – comemorou o prefeito.

 

A Escola Municipal Roberto Burle Marx, que atende 570 alunos do 6º ao 9º ano, já havia alcançado em 2011 a primeira colocação entre as unidades da prefeitura. A diretora da unidade, Sara de Carvalho Castro, atribui o sucesso à dedicação da equipe de profissionais da unidade:



- A dedicação dos professores cria um vínculo entre eles e os alunos, que amam estudar aqui e cuidam do espaço. Não ensinamos apenas português, matemática e outras matérias, mas também preparamos o estudante para seguir o seu rumo. O principal objetivo é inserir nossos alunos com sucesso na sociedade. 

 

A secretária municipal de Educação, Helena Bomeny, também visitou nesta segunda-feira a Escola Municipal Haydea Vianna Fiuza de Castro, em Paciência, que integra o programa Escolas do Amanhã, criado em 2009 com o objetivo de reduzir a evasão escolar e melhorar a aprendizagem em escolas do Ensino Fundamental localizadas em áreas conflagradas ou recém-pacificadas na cidade. Com 840 alunos, a unidade investe no reforço escolar e na recuperação do ensino de alunos defasados, em idade/ano escolar, e analfabetos funcionais.

 

- Essa colocação é o resultado do aprendizado consistente que estamos oferecendo aos alunos, focando em reforço escolar e na alfabetização. Além disso, para continuar melhorando, vamos investir mais na capacitação de professores de português e matemática. Também elaboramos os Cadernos Pedagógicos para melhor orientação de professores e alunos. Ou seja, é um conjunto de ações que nos mostra que o caminho está muito bem traçado – disse a secretária.

 

 

INVESTIMENTOS EM EDUCAÇÃO

 

Desde 2009, a Prefeitura do Rio vem investindo na melhoria da aprendizagem e da estrutura da rede municipal, com o objetivo de dar um salto de qualidade na educação carioca. Uma série de programas e ações vêm sendo realizados, a partir de três medidas fundamentais: a adoção de um currículo básico para todas as escolas, a realização de provas bimestrais e um programa intensivo e contínuo de reforço escolar. Os programas e ações para a melhoria da aprendizagem serão ainda mais intensificados, como a expansão das escolas de turno único, que até 2016 vai chegar a 35% dos alunos da rede municipal. Também estão previstas ações específicas voltadas para o ensino de matemática e português para o 5° e 9° anos, séries avaliadas pelo IDEB.


Atualmente, o programa Turno Único já atende em 171 escolas de Ensino Fundamental, com 7 horas de aula por dia. O programa tem previsão de contemplar todas as unidades escolares da cidade até 2020, seguindo o modelo de países que mais avançaram em educação nas últimas décadas. Ao todo, 20,7% dos alunos da rede municipal estudam em turno único. 


A Secretaria Municipal de Educação também criou estratégias específicas para os dois segmentos do Ensino Fundamental. No segundo segmento, foram criados os Ginásios Cariocas, um novo modelo de ensino para alunos do 7º ao 9º Ano. Implantado em 2011, os Ginásios têm como base três eixos: excelência acadêmica, apoio ao projeto de vida do aluno e educação para valores. Atualmente, a rede municipal conta com 28 Ginásios Cariocas, sendo seis deles vocacionados: três Ginásios Olímpicos, Ginásio das Artes Visuais, Ginásio do Samba e Ginásio de Novas Tecnologias Educacionais.



Para o primeiro segmento, a secretaria vem reforçando as ações na alfabetização, investindo continuamente na capacitação dos professores alfabetizadores e elaborando um material pedagógico próprio. Para firmar o compromisso neste campo, a SME também lançou, em 2012, o Pacto Carioca pela Alfabetização, que prevê que todo aluno, ao final do 1º Ano, esteja plenamente alfabetizado.



Para ampliar a qualidade da educação infantil carioca, a secretaria criou o Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI), colocando no mesmo ambiente a creche e a pré-escola. O novo modelo atende crianças de seis meses a 5 anos e 11 meses de idade, que são estimuladas a desenvolver, desde pequenas, a aprendizagem através da convivência com livros e materiais apropriados. Até o momento, 201 EDIs já foram implantados e, até 2016, outros 77 serão construídos.



A prefeitura também aumentou a oferta de vagas em creche em toda a cidade. Para isso, desde 2009, já foram criadas 27.632 novas vagas somente em creches. Atualmente, 67.642 mil crianças são atendidas em 247 creches, nos 201 EDIs e em 166 unidades conveniadas da rede municipal. Só nas áreas pacificadas 9 mil alunos são beneficiados pelos EDIs. A meta da prefeitura é a criação de 60 mil novas vagas de creche e pré-escola no período de 2009 e 2016.



Também em 2011, e já criando modelos para o salto de qualidade na educação, a SME desenvolveu o projeto 6º ano experimental. O objetivo é atender alunos em torno de 11 e 12 anos, em fase de pré-adolescência, por professores generalistas, ministrando Língua Portuguesa, Matemática, História, Ciências e Geografia, com os quais já foram estabelecidos vínculos sócio-emocionais. O projeto teve início com vinte escolas e cinquenta e três turmas participantes. Atualmente são 152 escolas e 378 turmas que chegam a apresentar resultados 50% melhores do que o 6º ano regular. Até o momento, o 6º ano experimental, que tem previsão de ser estendido para toda rede, já atende cerca de doze mil alunos.


Para dar apoio ao desempenho dos alunos, a SME introduziu um forte programa de Reforço Escolar, que prevê a realfabetização dos alunos identificados como analfabetos funcionais, a aceleração dos estudos, corrigindo os níveis de defasagem idade/série e a recuperação da aprendizagem dos que apresentam fraco desempenho nas provas bimestrais ou avaliações externas. Entre 2009 e 2013, quase 38 mil alunos foram realfabetizados, enquanto outros 60.500 estudantes tiveram corrigidas a defasagem idade/série entre 2010 e 2013. Graças a esses esforços, a Prefeitura do Rio atingiu e antecipou a meta prevista para 2016 de reduzir para menos de 5% o analfabetismo funcional. No fim de 2013, o percentual chegou a 3,1% contra 13,6% em 2009, apresentando redução de 77%.



Com o objetivo de ampliar de ampliar a formação do aluno e impulsionar o ensino em um mundo cada vez mais globalizado, a prefeitura desenvolveu o programa Rio Criança Global, criado em 2010 para intensificar e estender o ensino de inglês nas escolas da prefeitura. Com ênfase na conversação, o programa já beneficia mais de 500 mil alunos do 1º ao 9º ano. Para reforçar essa estratégia, a Secretaria Municipal de Educação implantou, em quatro escolas, o ensino bilíngue em Língua Inglesa, com objetivo de introduzir metodologia e práticas de ensino em duas línguas desde a Educação Infantil até o 6º ano, beneficiando, até o momento, 2.230 alunos. Em 2015 mais duas unidades passarão a oferecer o ensino bilíngue. O modelo é um dos importantes legados dos jogos Olímpicos à cidade. 


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