17/06/2014 08:11:00
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente divulga nesta terça-feira (17/06), no Diário Oficial do Município, o Caderno de Encargos para execução de projetos cicloviários no Município do Rio de Janeiro, com o objetivo de definir um padrão único para a elaboração de ciclovias na malha urbana, possibilitando que agentes públicos e privados, possam projetar e executar obras com boa qualidade e traçados funcionais, proporcionando segurança e praticidade ao ciclista.
A publicação elaborada pela Gerência de Programa Cicloviário da Secretaria Municipal de Meio Ambiente em conjunto com o GT Ciclovia – do qual participam integrantes de vários órgãos municipais, além de representantes da sociedade civil como a Associação Transporte Ativo (TA) e o Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP) -, propõe um sistema que ajudará na redução das emissões de CO2, contribuindo para que a meta de redução da emissão de gases efeito estufa seja atingida.
Nesse sentido, o Programa "Rio, Capital da Bicicleta" implementa ações de incentivo e fomento ao uso de bikes como importante modal de transporte complementar aos transportes de massa, para pequenas e médias distâncias, promovendo a conservação e ampliação do sistema cicloviário municipal e a implantação de bicicletários nos pontos de maior demanda.
O Rio de Janeiro é hoje, a capital brasileira da bicicleta, com 371 km de ciclovias. A meta é chegar a 2016 com uma malha cicloviária com 450 km de extensão.