Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Saúde forma a primeira turma de residência em medicina de família e comunidade

29/01/2014 08:53:00


A Secretaria Municipal de Saúde promove, no próximo dia 1º de fevereiro, a formatura da primeira turma de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade da SMS. São 44 formandos que iniciaram a qualificação no programa em 2012. A cerimônia acontece às 17h no Auditório Bárbara Starfield, na Rua Evaristo da Veiga 16, 4º andar, no Centro.

 

A Residência em Medicina de Família e Comunidade da Secretaria Municipal de Saúde foi criada em 2011, com a abertura de 60 vagas de R1 para o ano seguinte. Já na segunda turma oferecida pelo programa, também com 60 vagas, a taxa de ocupação chegou a 96%, com 58 participantes. O programa tem enfoque prioritariamente clínico, em que os médicos residentes são treinados para realizar uma carteira de saúde abrangente, com acesso e resolutividade no manejo das questões mais prevalentes na Atenção Primária.

 

O aumento da procura por residência nesta especialidade fez a SMS aumentar a oferta, abrindo, para a turma de 2014, 100 vagas de R1, todas credenciadas pelo MEC. O crescimento no interesse de jovens médicos na residência em Medicina de Família e Comunidade tem colaborado de forma relevante com o município do Rio de Janeiro a alcançar a meta de reforma e ampliação da Rede de Atenção Primária. De 3,5% em 2009, a cobertura de saúde da família da população carioca chega hoje a 45%, com mais de 2,8 milhões de pessoas beneficiadas.

 

Hoje, mais de 10% das equipes de saúde da família são compostas por médicos residentes em MFC, constituindo o maior programa de residência do país. Todos os egressos do programa têm a possibilidade de serem absorvidos pelas unidades da rede de Atenção Primária do Município.




Serviços Serviços