22/01/2014 11:33:00 » Autor: Flávia David / Fotos: Ricardo Cassiano
O Parque Madureira, que completa dois anos de existência em 2014, segue encantando os visitantes com seus 328 metros quadrados e uma infinidade de opções de lazer, esporte e cultura. Nos fins de semana, o local chega a receber diariamente 70 mil pessoas, entre crianças, jovens e adultos. Com exceção da segunda-feira, dia em que fecha para manutenção, o parque abre de terça a domingo, das 5h às 22h, e oferece ao público quadras polivalentes, campo de grama sintética, academia ao ar livre, playground, áreas de bocha e tênis de mesa, ciclovia, um Centro de Educação Ambiental (CEA), Nave do Conhecimento e uma Arena Carioca, entre outros equipamentos. Além destes, um que ultimamente vem atraindo atenção especial de jovens e adultos é a quadra de areia, onde duas vezes por semana, em vários horários, acontece a aula de futevôlei do professor Luís Carlos Ribeiro. Pioneiro, o Parque Madureira é o único núcleo da prefeitura que oferece a modalidade, com uma média de 10 a 30 alunos por dia, com idades entre 16 e 40 anos.
Atualmente, estes alunos vêm treinando com mais afinco, uma vez que está marcada para o último fim de semana de fevereiro a 1ª Copa Verão de Futevôlei do Parque Madureira. O evento, que reunirá todos os alunos da escolinha, já tem 32 duplas inscritas. O idealizador do projeto, Élcio Ferreira Garcia, pretende convidar praticantes de renome de futevôlei para assistir ao torneio, com o objetivo de dar maior visibilidade ao esporte e ao evento.
- A escolinha começou em agosto de 2013 e, à medida que os frequentadores do parque foram tomando conhecimento do nosso trabalho, o grupo cresceu. O futevôlei está crescendo muito na cidade, e, com o sucesso do torneio, atrairá ainda mais atenção e adeptos - afirmou Élcio.
À frente das turmas, o professor Luís Ribeiro informa aos interessados que as inscrições para as aulas de futevôlei são recebidas diretamente na administração do Parque Madureira. Ele também fez questão de destacar os principais benefícios da prática do esporte.
- O futevôlei alia ganho de força muscular e condicionamento cardíaco e pulmonar. O que um jogador ganha em qualidade de vida é algo impressionante – afirmou o professor, que teve todo apoio de um de seus principais alunos, Anderson Villela da Silva, de 32 anos. Morador de Jacarepaguá, ele também falou sobre os benefícios do esporte e garantiu que está preparado para encarar o torneio:
- Sou um amante do esporte de uma maneira geral, mas considero o futevôlei uma modalidade completa para corpo e mente. Minha expectativa a respeito do torneio é a melhor possível, seja em termos de adesão como de resultado. Estou treinando muito e espero me destacar.
Além dos treinos de futevôlei, o Parque Madureira tem inscrições permanentemente abertas e gratuitas para aulas de Handebol, Tai Chi Chuan, Judô, Patinação Artística, Futebol Society, Caminhada/Corrida Orientada, Academia, Badminton, Academia da Terceira Idade e Dança de Salão, entre outras.
Para inscrições e outras informações, os interessados devem se dirigir à administração do Parque, que fica na Rua Soares Caldeira, 115. O telefone é 3456-4745.
Imagens relacionadas:
