Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Prefeitura lança Instituto EixoRio

07/11/2013 21:32:00  » Autor: Ricardo Albuquerque / Fotos: J.P. Engelbrecht


A Prefeitura do Rio lançou no Palácio da Cidade, nesta quinta-feira (07/11), o Instituto EixoRio com o objetivo de acelerar o desenvolvimento social, econômico e cultural das zonas Norte e Oeste. A nova instituição vai funcionar como plataforma de articulação entre o poder público e jovens artistas a fim de potencializar a cena urbana destas regiões.

 

O prefeito Eduardo Paes explicou o motivo que levou a criação do EixoRio:

 

— É difícil dialogar com a rua apenas através das políticas públicas de governo. Resolvi criar o Instituto porque sentia falta deste diálogo, que a partir de agora será ampliado. Dei ao Marcello (Dughettu) a tarefa de liderar e intermediar esta comunicação. Ou seja, como o governo pode ser provocado para saber o que 'rola'.

 

Emocionado, o presidente do EixoRio, o rapper Marcello Dughettu, explicou que a arte será o motivador no processo de revitalização da cidade:

 

— Vamos dar voz ao jovem do subúrbio, apoiar o seu talento, estimular que ele acredite no seu potencial. Queremos que o morador da Zona Norte e Zona Oeste fale por si. Não adianta só grafitar o muro é preciso saber quais são as verdadeiras carências de cada lugar.

 

A proposta é mesclar arte e recuperação urbanística, estimulando a reordenação e a conservação urbana. Com isso, os projetos vão gerar vitalidade cultural e econômica e melhorar a qualidade de vida de seus moradores. As ativações culturais irão interagir com a arquitetura da cidade. 

 

Passagens subterrâneas em diversos pontos do Rio e os muros que margeiam os 40,4 quilômetros da Linha 2 do Metrô e permeiam 15 bairros da Zona Norte abrigarão o GaleRio, uma das maiores galerias de arte a céu aberto do mundo. De São Cristovão à Pavuna, os muros serão tomados por manifestações artísticas e, no entorno, intervenções sociais serão desenvolvidas em parceria com secretarias municipais e órgãos públicos. O objetivo da prefeitura é agregar a essas áreas, além do benefício direto ao pedestre, arte urbana carioca.

 

A ativação começa pelo Bairro Carioca Triagem, colado à estação Triagem, onde vivem 980 famílias contempladas com o programa após as chuvas de 2010. Além de melhorias na limpeza, iluminação e urbanização, o GaleRio tem como metas diminuir a ociosidade de crianças e jovens, criar ações que despertem o sentimento de pertencimento e zelo pela nova moradia e estimular a integração entre famílias oriundas de diferentes áreas da cidade.

 

Um dos parceiros do Instituto EixoRio, o coordenador do Centro de Referência e Inteligência Empresarial (Crie), do Coppe/UFRJ, professor Márcio Cavalcante, garantiu que a ideia é articular, integrar e desenvolver a arte e outras atividades respeitando as características de cada região.

 

— Vamos criar condição para o que já existe emergir e ser valorizado. É uma mudança de olhar. Nas zonas Norte e Oeste existe riqueza cultural e inteligência ao ponto de ampliar a capacidade turística da cidade e desenvolver a economia dessas regiões — analisou.

 

O Instituto EixoRio irá implementar na cidade o primeiro programa de mentoring - uma espécie de tutoria - com financiamento 100% público. Através da transferência de experiência e de orientação profissional direcionada, o Programa Referência de Sucesso objetiva desenvolver jovens líderes de alta performance da sociedade carioca. 

 

O público alvo são jovens entre 18 e 29 anos cursando ou recém formados em uma graduação ou curso técnico, preferencialmente oriundos das camadas populares da cidade. No programa de mentoring, o tutor compartilha com o jovem mentorado sua experiência oferecendo dicas e conselhos nos âmbitos pessoal e profissional para alavancar e viabilizar sonhos de projetos de vida audaciosos.


Imagens relacionadas:










Serviços Serviços