07/10/2013 08:52:00
A partir dessa semana, todos os médicos e unidades de saúde do município do Rio vão receber mais de três mil cartazes de referência para o encaminhamento dos casos de suspeita de câncer infanto-juvenil. A iniciativa é do projeto "Unidos pela Cura", fruto de uma articulação entre o Instituto Desiderata e a Secretaria Municipal de Saúde. O material, que também será distribuído em versão de bolso para os médicos, chama atenção para os sintomas do câncer pediátrico, que são muito parecidos aos de doenças comuns da infância.
O principal objetivo é garantir que crianças e adolescentes com suspeita de câncer cheguem precocemente aos centros de diagnóstico e de tratamento que integram o SUS, como o Hospital Municipal Jesus. O ideal é que o encaminhamento seja feito em até 72 horas.
O câncer infanto-juvenil, apesar de ser a principal causa de morte por doença entre crianças e adolescentes, tem chances de cura de 80%, se diagnosticado precocemente. No Rio de Janeiro, estima-se que mais de 50% dos pacientes chegam ao centro especializado de tratamento com a doença muito avançada e, portanto, com menos possibilidade de cura.