Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Escola de Formação do Professor Carioca Paulo Freire completa um ano

Espaço já proporcionou o aprimoramento de cerca de 2.000 professores da rede municipal de educação


04/07/2013 08:00:00  » Autor: Anna Beatriz Cunha/Fotos: Ricardo Cassiano


Criada para capacitar os professores do município, a Escola de Formação do Professor Carioca Paulo Freire completa um ano de atividades nesta quinta-feira (04/07) e comemora a marca de dois mil profissionais formados. O espaço possibilita uma formação sólida e continuada nas diversas áreas do conhecimento e oferece cursos de continuidade para os profissionais da área da educação, entre diretores e professores ingressantes e tutores.

 

 

Para a gerente da Escola de Formação, Sônia Mercadante, o espaço já é referência na rede municipal de ensino:

 

- A marca da escola já é forte entre os professores. Ela é importante para a formação continuad, e para a valorização da docência, atualização, aperfeiçoamento e inovação desses profissionais.

 

Um dos alunos da escola é o professor de Educação Física da rede municipal Nilton Spinelli, que falou da importância das atividades para o professor carioca:

 

- Tem sido um desafio participar do curso porque ele tem proporcionado uma mudança de paradigma. Ele cria uma nova cultura relacionada ao fazer do professor e isso tem sido interessante porque muda um pouco a mentalidade.  A gente entra na rede, trabalha 10, 20 anos, criando um esquema de trabalho e não vê outras possibilidades. E o curso tem proporcionado exatamente  essa abertura para vislumbrar novos horizontes.

 

Na escola -  localizada na Avenida Presidente Vargas, 1.314, no Centro  - são oferecidos cursos de formação continuada de forma presencial, semipresencial e à distância; cursos de formação básica para os professores candidatos a ingressarem na rede pública municipal; e outras atividades que possibilitam um salto na qualidade na educação carioca.

 

Os cursos são ministrados por professores da rede de educação carioca e convidados, como a professora da Universidade de São Paulo Paula Louzano, que está dando o curso Aluno Nota 10, sobre dinâmica e prática de sala de aula.

 

- É uma iniciativa bem interessante porque permite pensar a educação continuidada em uma rede, que é fundamental para melhorar a qualidade da educação. Se você pode ter o privilégio de ter uma escola pensando isso, a chance de dar certo é maior - disse a professora. 

 

Além dos cursos de formação de professores, a escola também conta com o Centro de Referência da Educação Pública (CREP), que disponibiliza para pesquisaum importante acervo sobre a Educação Pública da Cidade do Rio de Janeiro. O espaço também abriga a Biblioteca Anísio Teixeira, com todo o acervo bibliográfico de um dos maiores defensores das escolas públicas do país. Os espaços são abertos ao público. 

 

A Secretaria municipal de Educação também investe em outras ações de incentivo para o professor da rede, como o Programa Anual de Bolsas de Estudo de Mestrado e Doutorado  e o Sistema de Tutoria . O Programa Anual de Bolsas de Estudo oferece, anualmente, 100 bolsas para professores da rede em cursos de mestrado ou doutorado em instituições de referência em educação. Já o Sistema de Tutoria é voltado para o professor novo, que é acompanhado durante um ano por um professor da rede, com pelo menos, dez anos de experiência.


Imagens relacionadas:










Serviços Serviços