Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Inclusão digital para terceira idade em Guadalupe

Curso de informática na Lona Cultural atrai alunos com mais de 60 anos


17/01/2013 14:45:00  » Autor: Fabio Fernandes / Fotos: Eliane Carvalho


Para muitas pessoas com mais de 60 anos o computador é um verdadeiro bicho de sete cabeças, e termos como giga bytes, placa mãe e hardware parecem coisas de outro mundo. Mas um grupo de alunos do curso de informática da Lona Cultural Municipal Terra, em Guadalupe, é  exceção à regra. São 58 alunos, todos com mais de 60 anos, que estão encarando de frente os desafios do mundo digital.

 

Apesar de o curso não ter sido desenvolvido especificamente para esse público e ser aberto a alunos de todas as idades, essa turma de vovozinhos e vovozinhas vem descobrindo e se dando bem no universo web. Com duração média de oito meses, o curso visa a atender quem não tem qualquer noção de informática, e até mesmo aqueles que têm verdadeiro medo de chegar perto do computador.


O curso é dividido em módulos, que vão desde noções básicas - como ligar o computador, criar pastas e salvar um documento - até tarefas mais complicadas. Um dos quatro instrutores de informática, Jairo Santos explica que o método utilizado é bem simples e acessível a alunos de qualquer faixa etária:


- Trabalhamos com o conceito de informática básica e em seis módulos o aluno aprende desde como digitar e salvar um texto até montar uma tabela no Excel. São coisas bem práticas que certamente esse aluno vai usar no dia-a-dia. Desde o primeiro dia ele tem contato imediato com o computador, com isso a gente já consegue que o aluno perca o medo e comece a se familiarizar com a máquina.


De acordo com Jairo, os alunos com mais de 60 anos procuram o curso em busca de autonomia. Esse indivíduo, na maioria das vezes, sente-se excluído em muitas tarefas do cotidiano, justamente por ter dificuldades em interagir com um mundo em que o predomínio da informática é cada vez mais forte.

 

Aluizo Thiago de Souza, 66 anos, é aluno do curso há oito meses. Fotógrafo, ele percebeu que precisava se aprimorar, e que isso somente seria possível se dominasse o computador que ganhou de presente de aniversário:


- Tudo começou quando ganhei o computador. E também pelo fato de hoje, com as câmeras digitais, ser impossível trabalhar no meu ramo sem saber transferir uma foto para o computador.


Além da oportunidade de se atualizar na profissão, muitos que procuram o curso já são aposentados e buscam novos desafios para a vida. Amos Fonseca, 63 anos, é um desses alunos para quem a idade mais avançada não é empecilho para aprender. Ele relata que a aposentadoria vem sendo um período de profundo aprendizado:


- Nessa fase da minha vida, preencho meu tempo fazendo cursos. Além das aulas de desenho e pintura, a informática surgiu como um novo desafio.


Amos conta ainda que conheceu o curso de informática através de um amigo e que a partir das primeiras aulas tomou gosto pela nova tecnologia:


- Eu cheguei aqui sem saber nada, não sabia nem ligar e desligar o computador, algo que qualquer criança sabe. Hoje sei lidar bem com o computador e já navego pelas redes sociais. Meu desejo é me aprimorar mais ainda.


Informações e inscrições para o curso de informática na Lona Cultural Municipal Terra pelo telefone 3018-4203, das 9h às 17h, ou ainda na própria Lona, que fica na Rua Marcos de Macedo s/n – Praça Edson Guimarães – Guadalupe.
 




Serviços Serviços