04/06/2013 18:54:00
Uma blitz realizada nesta terça-feira (04/06) por fiscais do Procon Carioca, órgão da Secretaria de Defesa do Consumidor da Prefeitura do Rio, e por agentes da Delegacia do Consumidor- DECON no supermercado Extra da Rua Olympio Mourão Filho, nº 30, em São Conrado, apreendeu 132 quilos de alimentos impróprios ao consumo.
Os produtos estavam com prazo de validade vencido, sem identificação, embalagem violada, sem proteção ou acondicionados de forma inadequada. No açougue, foram encontrados em mau estado 13 de carne bovina. No setor de aves, os fiscais encontraram 58 quilos de frango e miúdos sem condições de consumo.
Os agentes encontraram ainda 32 quilos de linguiça portuguesa e salame - que não poderiam estar à venda, 26 quilos de queijo prato, presunto e mortadela, além de 12 potes de maionese, fora da validade. Todas as mercadorias foram inutilizadas.
O supermercado foi multado em R$ 46.123,80 e o gerente foi para a Delegacia do Consumidor prestar esclarecimentos. Essa é a terceira operação conjunta do Procon Carioca e Delegacia do Consumidor em supermercados nos últimos 20 dias. Nessas ações foi apreendida mais de meia tonelada de alimentos inadequados para a venda ao consumidor.
A secretária municipal de Proteção e Defesa do Consumidor, Solange Amaral, alerta que o consumidor deve sempre conferir a validade e as condições do produto antes de comprar.