Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Vice-presidente dos EUA visita Região Portuária

Joe Biden foi recebido pelo prefeito Eduardo Paes e pelo governador Sérgio Cabral no Pier Mauá


29/05/2013 15:53:00  » Autor: Flávia David/Fotos: Beth Santos


O vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, visitou na tarde desta quarta-feira (29/05) a Região Portuária do Rio. Biden, que chegou no Rio ontem, foi recepcionado no Píer Mauá pelo prefeito Eduardo Paes e pelo governador Sérgio Cabral. No local, Biden fez um discurso no qual mostrou-se aberto ao estreitamento da parceria econômica e científica entre os Estados Unidos e o Brasil. 

 

 

Em sua primeira agenda pública no país, o vice-presidente dos Estados Unidos destacou o momento vivido atualmente pelo Brasil. Segundo ele, o dinamismo "inacreditável" da economia brasileira, bem como o nosso know-know nas áreas de prospecção de petróleo em áreas profundas e em biocombustíveis, fez com que o Brasil deixasse de ser um "país em desenvolvimento" para atrair os olhares do resto do mundo. Biden enalteceu ainda o fato de que o governo brasileiro retirou 40 milhões de pessoas da linha da pobreza, fazendo emergir a "nova classe média".

 

 

- Estamos falando de um país cuja economia está se transformando. Programas brasileiros como o Bolsa Família e o Minha Casa, Minha Vida são conhecidos no mundo inteiro. Trata-se de um país que prova, a cada dia, que não é preciso que uma nação tenha que escolher entre democracia e desenvolvimento, mas que política econômica e desenvolvimento social podem caminhar juntos. Portanto, posso dizer que não existe oportunidade melhor para se estabelecer uma nova era nas relações entre os dois países. Não há nenhum parceiro mais significativo do que o Brasil.

 

 

O vice-presidente afirmou ainda que o governo Barack Obama está disposto a colaborar na exploração de fontes energéticas em áreas profundas, unindo a liderança do Brasil em combustíveis e energias renováveis experiência dos EUA na extração de energia profunda. Em vários momentos do discurso, Biden destacou a necessidade de estabelecer uma colaboração entre os dois países em projetos de desenvolvimento em ciência e tecnologia:

 

 

- O comércio entre Brasil e EUA movimenta algo em torno de US$ 100 bilhões. Não há razão para que esse valor não seja cinco vezes maior. Estamos falando de duas das maiores e mais inovadoras economias do mundo. Imaginem o que elas podem fazer juntas. Nossos melhores dias estão por vir. Mas é preciso trabalhar muito para expandir essa parceria. Precisamos aproveitar esses momentos, ou eles simplesmente passarão. As portas estão completamente abertas para o Brasil.

 

 

A visita de Joe Biden ao Rio de Janeiro é a primeira escala do trecho brasileiro da visita que o vice-presidente faz à América Latina. Ele ainda se reunirá com a presidente Dilma Rousseff. Na pauta, a cooperação energética entre os dois países, uma vez que o descobrimento das reservas do pré-sal poderão suprir parte da demanda americana. Além disso, o governo brasileiro vislumbra o acesso à tecnologia dos EUA para explorar o gás de xisto. Em outubro deste ano, a presidente Dilma Rousseff fará aos EUA a única visita, prevista para 2013, de um chefe de estado a Washington.

 

 

O discurso do vice-presidente norte-americano no Píer Mauá também reuniu o vice-governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, o presidente da Câmara de Comércio Americana, Roberto Ramos, e o presidente da Rio Negócios (Agência de Promoção de Investimentos do Rio de Janeiro), Marcelo Haddad.


Imagens relacionadas:










Serviços Serviços