Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Blitz do Procon Carioca multa cinco agências por descumprimento da Lei da Fila do Banco

Lei determina que clientes não fiquem mais de 15 minutos nas filas


05/03/2013 19:54:00


O Procon Carioca, órgão da Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor, realizou hoje uma blitz em diversas agências bancárias da cidade para conferir o cumprimento da lei municipal 5.254/2011, Lei da Fila do Banco, que determina que clientes não fiquem mais de 15 minutos nas filas.

 

A equipe do Procon, acompanhada por fiscais da Secretaria Municipal de Ordem Pública, fiscalizou sete agências bancárias do Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Economica, HSBC, Itaú e Santander nos bairros da Tijuca, Catete, Centro e Campo Grande. Cinco agências foram multadas em R$ 10 mil, cada, por serem reincidentes e as outras duas advertidas por terem sido monitoradas pela primeira vez.

 

De acordo com a secretária Municipal de Defesa do Consumidor, Solange Amaral, as agências bancárias têm que cumprir a lei e respeitar o consumidor, atendendo-o no prazo máximo de 15 minutos. A secretária informou ainda que os bancos são obrigados a fornecer senhas que registrem o horário de entrada na fila e devem devolver as senhas com o horário do atendimento.

 

Desde de 2012 o Procon Carioca vem monitorando algumas agências bancárias com maior número de reclamações. O consumidor que quiser se queixar do desrespeito à Lei da Fila do Banco pode ligar para a Central 1746, da Prefeitura do Rio, ou fazer um registro pelo site www.1746.rio.gov.br.

 

AGÊNCIAS MULTADAS - Banco do Brasil (Rua Conde de Bonfim, 369 - Tijuca - Ag. 288 ), Itaú (Rua do Catete, 190 - Ag. 6012), HSBC (Rua da Assembleia, 66 - Centro - Ag. 240), Caixa Econômica (Av. Cesário de Melo, 3166 - Campo Grande - Ag. 0208), Bradesco (Rua Dr. Augusto Vasconcelos, 244 - Campo Grande - Ag.0552)

 

AGÊNCIAS ADVERTIDAS - Santander (Rua General Roca, 661 - Tijuca - Ag. 137 e Itau (Rua Haddock Lobo, 360 - Tijuca - Ag. 8072)

 

Sobre o Procon Carioca

 

Em um ano de funcionamento, o Procon Carioca — que já recebe queixas de compras pela internet, problemas com bancos e planos de saúde — acumula índice de solução, em até sete dias, de 85%.




Serviços Serviços