Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Rio receberá encontro da Clinton Global Initiative (CGI)

Primeira edição latino-americana do evento de sustentabilidade será em dezembro


06/05/2013 21:43:00  » Autor: Fotos: J. P. Engelbrecht


O Rio de Janeiro vai receber, de 8 a 10 de dezembro, o primeiro encontro latino-americano da Clinton Global Initiative (CGI), uma ação da Fundação Clinton que cria e discute soluções inovadoras para os principais problemas mundiais. O evento, que será no Copacabana Palace, vai reunir líderes regionais e globais de diversos setores da sociedade, com o objetivo de formar parcerias, compartilhar ideias inovadoras e propor soluções efetivas diante das mudanças climáticas. A vinda do evento para o Rio foi anunciada nesta segunda-feira (06/05), em Nova York, após reunião do prefeito Eduardo Paes com o ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, e a ex-secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, criadores da fundação.

 

- No CGI América Latina, governo, empresas e líderes da sociedade civil trocarão ideias e identificarão oportunidades de ação em uma das regiões mais dinâmicas do mundo. É o momento certo para destacar as soluções mais eficazes para as empresas pertencentes a mulheres, as populações vulneráveis, e a infraestrutura na América Latina, além de trabalhar para replicar os resultados positivos nas comunidades de Port-au-Prince ao Peru. Estou ansioso para o encontro de dezembro no Rio de Janeiro e para um novo capítulo importante para CGI - disse o presidente Clinton.

 

Hillary Clinton disse que o evento servirá como mais um preparativo para a cidade que sediará a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016:

 

- Muitas pessoas querem fazer parte desse movimento e não podem vir a Nova York. Levar a CGI para fora dos Estados Unidos é sair do isolamento, estimular o espírito de colaboração e atrair forças de todos os cantos do planeta para enfrentarem juntas os desafios das mudanças climáticas e, também, encontrarem soluções criativas e eficientes. O Brasil se transformou em um verdadeiro líder mundial e o primeiro encontro da CGI na América Latina não poderia ser em outro lugar senão o Rio de Janeiro. Tenho certeza de que a CGI será uma ótima preparação para a cidade que sediará a Copa e as Olimpíadas.

 

Os participantes do encontro na América Latina, como acontece em todas as edições da CGI, vão colaborar em diversos setores para estabelecer metas e planos específicos e mensuráveis para enfrentar os principais desafios globais. Desde 2005, os membros da CGI assumiram compromissos que vão de energia renovável ao desenvolvimento da força de trabalho para a saúde global.

 

Após o anúncio, o prefeito Eduardo Paes destacou o orgulho de fazer parte da Comunidade CGI, a qual considera uma das iniciativas mais eficazes para promoção da transformação social e ambiental em todo o mundo.

 

- Este é o momento para o Brasil e para a América Latina em geral. É uma região que cresce forte e precisamos transformar este crescimento em desenvolvimento e prosperidade para todos. Em 2050, a América Latina será o continente mais urbanizado do mundo, segundo a Organização das Nações Unidas. Não temos tempo a perder e o Rio de Janeiro representa a essência desse desafio global. Receber a CGI é uma oportunidade real para governo, empresas e líderes da sociedade civil trabalharem juntos na busca por soluções.

 

Em discurso para as autoridades presentes ao encontro, como o prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, Eduardo Paes acrescentou que no Rio a prefeitura tem aproveitado o grande impulso econômico para promover uma transformação real na vida das pessoas:

- Grandes eventos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas são oportunidades fantásticas para enfrentar os desafios de longo prazo. Segurança, mobilidade e habitação adequada são algumas questões importantes que estamos enfrentando.

 

 

Clinton Global Initiative

Fundada em 2005 pelo presidente norte-americano Bill Clinton, a Clinton Global Initiative faz parte da Fundação Clinton e reúne líderes de todo mundo com o objetivo de sugerir e implantar soluções para os maiores desafios do mundo. As reuniões realizadas pela CGI já reuniuram mais de 150 chefes de estado, 20 ganhadores do Prêmio Nobel e centenas de líderes de empresas, fundações e ONGs de todo o mundo. Até o momento, mais de 2.300 compromissos foram assumidos. De acordo com a Fundação, todas essas ações já estão melhorando a vida de mais de 400 milhões de pessoas em mais de 180 países.

 

O primeiro encontro da CGI que aconteceu fora dos Estados Unidos foi realizado em 2008, em Hong Kong, quando centenas de líderes discutiram como avançar ainda mais a responsabilidade social na Ásia.




Serviços Serviços