20/05/2012 19:51:00
A operação de combate à desordem nas praias, realizada neste fim de semana por agentes da Secretaria Especial da Ordem Pública (Seop), com apoio da Guarda Municipal, apreendeu as seguintes mercadorias com ambulantes não autorizados que atuavam no trecho da orla do Flamengo ao Recreio dos Bandeirantes: 30 espetinhos de camarão, oito cangas e retirou do calçadão quatro carrinhos usados para transportar mercadorias.
A fiscalização realizou ainda um trabalho de orientação aos banhistas próximo ao espelho d'água evitando a prática de 154 jogos (altinho e frescobol), uma pipa com cerol e a presença de 110 cães na areia no trecho da praia do Flamengo ao Recreio. Durante a fiscalização, 378 veículos foram multados e 38 rebocados (sendo cinco kombis e outros dois carros de passeio utilizados para transportar mercadorias de barraqueiros) por estacionamento irregular.
Na noite de sábado, uma ação noturna realizada pela Seop notificou oito quiosques na orla da Barra por ocupação indevida do calçadão. Entre as irregularidades os fiscais constataram: freezer e isopores colocados na calçada, depósito externo anexado ao quiosque e colocação de toldos na parte de trás dos quiosques. A fiscalização notificou os responsáveis pelos puxadinhos para que seja feita a retirada imediata dos equipamentos. Agentes de Controle Urbano da Seop infracionaram cinco barraqueiros autorizados por pernoitarem com estruturas nas areias. A fiscalização apreendeu: 348 bebidas diversas, duas caixas térmicas e três cadeiras metálicas.
Participaram da ação noturna, que percorreu a orla na altura da Alvorada até o Quebra-Mar: Grupamento de Ações Especiais e agentes de Controle Urbano da Seop, guardas municipais, fiscais de Atividades Econômicas e Comlurb, com o apoio de policiais militares do 31º BPM.
- A praia é de todos, e essa ação preventiva tem mostrado que respeitar as normas é positivo e garante um lazer tranquilo aos frequentadores do maior cartão postal do Rio - disse Alex Costa, secretário de Ordem Pública.