Intervenção faz parte do pacote de melhorias viárias da Transcarioca, que ligará a Barra da Tijuca ao Aeroporto Internacional
17/04/2012 15:38:00 » Autor: Texto: Anna Beatriz Cunha
Mais uma obra do conjunto de intervenções de implantação da Transcarioca, corredor viário que vai ligar a Barra da Tijuca ao Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador, foi lançada, nesta terça-feira, dia 17, pela Prefeitura do Rio: a ampliação do viaduto João XXIII, que liga as avenidas Brás de Pina e Lobo Júnior, na Penha. A previsão desta obra, que tem como objetivo melhorar o escoamento do tráfego na região antes da implantação do sistema BRT (Bus Rapid Transit), é de 10 meses. Já a Transcarioca será entregue à população em dezembro de 2013.
Segundo o secretário municipal de Obras, Alexandre Pinto, essa obra é uma reivindicação antiga da região:
- Ao longo da Transcarioca, diversas intervenções têm sido executadas para melhoria do tráfego, de drenagem e de saneamento. Essa é uma demanda de 50 anos. Com a duplicação do viaduto, poderemos fazer uma ligação mais rápida e segura entre os bairros da Penha, Penha Circular e Brás de Pina.
As obras de duplicação começam pela Avenida Brás de Pina, onde serão executadas as primeiras fundações. A exemplo do viaduto de Madureira (Negrão de Lima), o da Penha vai ganhar uma estrutura vizinha, de igual porte. Hoje, o viaduto João XXIII conta com uma faixa de subida e outra de descida. A construção da nova estrutura vai garantir mais uma pista em cada sentido e não prevê faixa de rolamento para os ônibus articulados (ligeirões). A medida tem como objetivo atender à demanda de tráfego na região, bastante intensa. O investimento no projeto é de R$ 19,7 milhões.
- Essas obras podem causar algum transtorno sim, mas com elas nós temos a valorização da região – explicou o subprefeito da Zona Norte, André Santos.
As obras da Transcarioca contam com recurso de R$ 1,1 bilhão do Governo Federal e contrapartida de R$ 403 milhões da prefeitura. Estão previstas 45 estações, três terminais, três mergulhões, 10 viadutos (incluindo as duplicações) e nove pontes (sendo duas pontes estaiadas). Também serão executadas obras de duplicação de pistas, além da urbanização das áreas contempladas pelo BRT. O traçado foi dividido em dois trechos: da Barra à Penha (etapa 1) e da Penha ao Galeão (etapa 2). Os dois lotes já estão com obras em andamento.