Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Centro de Treinamento de Ginástica Artística é inaugurado na Barra

Com o apoio da Prefeitura do Rio, o novo espaço de treino está nos moldes dos melhores do mundo


04/04/2012 14:26:00  » Autor: Texto: Anna Beatriz Cunha / Foto: Beth Santos


A ginástica artística brasileira ganhou nesta quarta-feira, dia 4, um espaço sonhado por todos os ginastas: instalações e equipamentos nos moldes dos melhores do mundo. Montado no espaço do Parque Aquático Maria Lenk, na área central do Velódromo, na Barra da Tijuca, o Centro de Treinamento da Ginástica Artística segue o modelo do que já foi testado com sucesso em países europeus, como Bélgica, Portugal e Reino Unido.

A cerimônia de inauguração reuniu o prefeito Eduardo Paes, o presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, a secretária municipal da Pessoa com Deficiência, Gerogette Vidor, o secretário municipal de Esportes e Lazer, Romário Galvão, a presidente da Confederação Brasileira de Ginástica, Maria Luciene, a seleção brasileira de ginastas, entre outras autoridades.

Para o prefeito, o Centro de Treinamento é um legado importante para o país.

- É muito legal ter aqui no Rio de Janeiro um Centro de Treinamento de Ginástica com essa qualidade. Isso vai se consolidando porque aqui no futuro vai ser o Centro Olímpico de Treinamento do país. Isso está previsto na Parceria Público Privada que nós fizemos com o Parque Olímpico, ou seja, está garantido, já contratado e com obras iniciando ainda nesse semestre. E o legado que fica aqui é o do Centro Olímpico de Treinamento de alto rendimento. Ou seja, aqui já vai sentindo o cheiro do que a gente quer para o esporte brasileiro nessa região.

foto: Beth SantosO novo Centro de Treinamento de Ginástica Artística foi baseado no modelo de Stuttgart, na Alemanha, que é considerado um dos melhores do mundo. No local, as seleções masculina e feminina poderão treinar simultaneamente.

Em seu discurso, Nuzman disse que o Rio de Janeiro será a maior transformação de uma cidade na história dos jogos olímpicos:

- É um sonho realizado de ver o Centro Olímpico de Treinamento da Ginástica do Brasil aqui no Rio de Janeiro. Podemos criar em um local que vem sendo utilizado em diversas modalidades e mostrar que essas instalações são multiuso. Isso será um grande legado dos Jogos Olímpicos para os atletas brasileiros.

O ginasta olímpico brasileiro, Diego Hypólito, do Time Rio, uma parceira da Prefeitura do Rio com o COB para a preparação de atletas da cidade com potencial de medalhas visando aos Jogos Olímpicos de Londres 2012 e Rio 2016, falou sobre o novo espaço de treinamento:

- É um ginásio que proporciona condições melhores para uma geração nova e para a minha. Tomara que essa oportunidade aqui no Rio seja difundida para que outros atletas em outros estados tenham a mesma chance. É uma felicidade muito grande porque nunca imaginamos que teríamos um centro em condições olímpicas, como os melhores ginásios do mundo.

Foto: Beth SantosA irmã de Diego, e também ginasta olímpica, Daniele Hypólito, disse que, com a inauguração desse Centro, esta modalidade de esporte está ganhando uma casa:

- O ambiente é calmo e preparado para uma estrutura de treinamento. A ginástica ganha hoje um grande presente. A estrutura foi montada no Rio de Janeiro porque as Olimpíadas de 2016 estão aí. Estamos nos preparando agora para as Olimpíadas de Londres, que falta 4 meses. Mas, ganhamos uma estrutura para agora e para 2016.

Entre os equipamentos de ginástica instalados no local estão os utilizados nos Jogos Pan-americanos Rio 2007 (que ficaram como legado para a cidade), além dos adquiridos recentemente pelo Comitê Olímpico Brasileiro. Em uma segunda fase, ainda no primeiro semestre deste ano, o novo CT de Ginástica Artística também abrigará outras modalidades, como os saltos ornamentais e o salto com vara.

- Torcíamos por um lugar que fosse da seleção brasileira, da confederação, que não tivesse os clubes envolvidos, para que tivéssemos uma casa onde todos pudessem frequentar. Agora já temos a Casa da Ginástica Brasileira. O que a gente espera é que isso acabe se multiplicando. Os atletas estão tendo agora a segurança de que dentro do seu país eles podem treinar tranquilamente nas melhores condições, igual a que temos no mundo todo – disse a secretária Georgette Vidor, que foi treinadora da seleção de ginástica durante 14 anos.

Além dos aparelhos de ginástica, o local conta com salas de descanso, salas para guardar bicicletas, refeitório, sala de força e condicionamento com aparelhos específicos para as modalidades, departamentos médico e fisioterápico, vestiários e salas multiuso.

O Centro de Treinamento de Ginástica Artística também poderá ser utilizado por atletas de outros países, através de intercâmbio e períodos de treinamento específicos.

No final da inauguração, alguns atletas brasileiros fizeram demonstrações de solo, barra fixa e trave. Em seguida, a Confederação Brasileira de Ginástica homenageou o prefeito Eduardo Paes e o presidente do Comitê Rio 2016 com o uniforme oficial dos atletas.
 


Imagens relacionadas:

















Serviços Serviços