Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Operações de combate ao crack localizam 44 pessoas nas ruas da Zona Norte

Ações foram realizadas no Jacarezinho e na região do Méier


21/03/2012 10:52:00  » Autor: Texto e fotos: Ascom/SMAS


A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) realizou nesta quarta-feira, dia 21, novas ações para retirada de população em situação de rua e de combate ao crack em duas regiões da Zona Norte da cidade. No início da manhã, a abordagem social foi realizada na cracolândia do Jacarezinho, onde foram localizados 30 usuários de drogas, sendo 23 adultos e sete adolescentes. Na sequência, as equipes do município se dirigiram para o bairro do Méier. Nas proximidades do Hospital Municipal Salgado Filho e na região do Jardim do Méier foram acolhidas 14 pessoas em situação de rua, todos adultos.

 

O secretário municipal de Assistência Social, Rodrigo Bethlem, ressalta que as operações de combate ao crack na cidade não estão restritas às áreas onde existem as cracolândias mais conhecidas dos cariocas.

 

- Nosso trabalho no enfrentamento à epidemia do crack tem mostrado resultados positivos. No Jacarezinho, por exemplo, após 21 intervenções sociais, observamos que o número de usuários diminuiu drasticamente. Além das grandes cracolândias, estamos intensificando nosso trabalho de combate à droga em locais oriundos de denúncias de moradores e do trabalho diário de abordagem das equipes da SMAS – afirmou Bethlem.

 

O trabalho de acolhimento foi realizado por 30 funcionários da SMAS. No Jacarezinho houve o apoio de policiais do 3º BPM (Méier). A ação social também foi acompanhada por representantes da Vara da Infância, da Juventude e do Idoso da Capital.

 

Após o processo de identificação na polícia, todos os acolhidos serão encaminhados para as unidades de abrigamento da Rede de Proteção Especial do município. Os adultos irão para o abrigo de Paciência e as crianças e os adolescentes para a Central de Recepção Carioca, no Centro. Aqueles menores que forem identificados com alto grau de comprometimento com a dependência química serão conduzidos para tratamento em uma das quatro unidades de abrigamento compulsório.




Serviços Serviços