A nova unidade de educação amplia em 150 o número de vagas nas creches da região de Bangu
14/03/2012 13:46:00 » Autor: Texto: Anna Beatriz Cunha / Foto: AF Rodrigues
O 63º Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI) foi inaugurado na manhã desta quarta-feira, dia 14, em Bangu, na Zona Oeste. Com investimentos de R$ 3,1 milhões, a nova unidade, batizada de Maria do Carmo de Sousa Piran, amplia o atendimento em creche na região em mais 150 vagas.
Na cerimônia de inauguração, o prefeito Eduardo Paes, ao lado da secretária municipal de Educação, Claudia Costin, falou sobre a importância deste tipo de instituição na vida da criança:
- É uma alegria estar na Zona Oeste, principalmente para inaugurar um Espaço de Desenvolvimento Infantil. Isso daqui é a aposta do futuro. Fazemos um esforço permanente para melhorar o ensino carioca. Se a gente não conseguir acertar na Educação, não vamos conseguir ter um país e uma cidade melhor. Esse EDI é a aposta que a vida dos nossos filhos pode ser melhor do que a nossa. A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), vem ampliando a oferta de vagas em creche na cidade, a partir da meta de criação de mais 30 mil novas vagas até o fim de 2012. Desde 2009, foram criadas, em toda a cidade, 15.898 novas vagas em creche, em 63 EDIs construídos e em 97 escolas que tiveram seus espaços adequados para este tipo de atendimento.
- Estamos transformando a educação na primeira infância. Várias etapas de ensino são muito importantes na vida das pessoas, mas não há nenhum estágio mais importante do que a educação que damos aos bebês. Uma criança que passou por uma creche, uma pré-escola de qualidade, quando chega ao Ensino Fundamental arrebenta. As nossas crianças estão sendo alfabetizadas desde o 1º ano, como nas escolas privadas. No ano passado 86% das crianças do 1º ano saíram completamente alfabetizadas – disse a secretária Claudia Costin.
O EDI Maria do Carmo de Sousa Piran, uma homenagem da Prefeitura do Rio a uma professora, morta recentemente, que se dedicou por 40 anos ao magistério, conta com quatro salas de atividades, dois berçários, lactário, solário, acessibilidade, elevador, sala de primeiros atendimentos, fraldário, sala de amamentação, além de áreas administrativas. A unidade, que teve a área externa urbanizada, também é estruturada para fazer o reaproveitamento de água da chuva, que poderá ser utilizada para serviços de limpeza e jardinagem.Voltados para crianças de 6 meses a 5 anos e 11 meses, estes espaços seguem o modelo de atendimento à primeira infância da SME, que integra creche e pré-escola.
A abertura da cerimônia foi feita por alunos da Escola Municipal Ayrton Senna, que apresentaram o coral Canto da Paz.
O novo EDI fica na Rua Fausto Cupertino, s/nº, em Bangu.
Imagens relacionadas:

