Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

GM-Rio ganha mais 65 guardas municipais

Turma formada hoje encerra número de convocados do concurso 2008 e ganha as ruas ainda neste mês


17/01/2012 15:15:00


A Prefeitura do Rio realizou na manhã desta terça-feira, dia 17, na sede da Guarda Municipal, solenidade de formatura dos 65 guardas municipais, que integram a terceira e última turma do 5º Concurso Público da Instituição. Por este concurso, a prefeitura contratou 1.196 novos guardas, elevando o efetivo total da GM-Rio para 6.466 GMs. E a partir de amanhã, os novos guardas dessa turma se juntam à mais 210 para compor efetivo de 275 GMs da UOP-Copcabana.

 


Durante a solenidade, os formandos fizeram o juramento solene e receberam o braçal “Rio em Ordem”. Em seguida, ouviram uma mensagem de boas-vindas do Comandante da GM-Rio, coronel Henrique Lima Castro,que agradeceu a presença das famílias dos guardas, reforçando a influência dos valores familiares para o desenvolvimento de bons profissionais. O Comandante destacou ainda importância da formatura dos novos guardas para a GM-Rio e falou do desafio que eles terão pela frente, ao atuar na quinta Unidade de Ordem Pública (UOP) da Prefeitura do Rio, que será instalada em Copacabana, bairro que abriga um grande número de idosos.

 


- Hoje completamos 1.196 guardas formados em 2011 e no início de 2012. Este foi um trabalho extenuante porém gratificante. Essa turma, aliás, terá um desafio diferente das demais UOPs. Eles vão trabalhar em Copacabana. Além de terem a mesma formação das demais unidades, eles serão especialmente preparados para tratar com todo carinho, respeito e cordialidade que a terceira idade precisa – afirmou o inspetor geral.

 


A solenidade também contou com a passagem de comando da turma do diretor da Academia da GM-Rio, inspetor Genésio Gregório Filho, para o comandante da UOP-Copacabana, inspetor Gilmárcio dos Santos Nascimento. Quando a Prefeitura do Rio deu início ao projeto “Rio em Ordem”, o inspetor Gilmárcio se voluntariou para participar. Hoje, à frenteda UOP-Copacabana, ele fala da expectativa sobre o trabalho dos novosguardas.

 


- Espero que os novos guardas atuem nas ruas sem esquecer dos princípios que receberam na Academiada GM-Rio. Respeitar o cidadão e melhorar a qualidade de vida da população, ter disciplina e respeito a hierarquia e responsabilidade no trabalho sempre – destacou o inspetor Gilmárcio.

 


Este também é o sentimento dos novos guardas. A primeira colocada da 3ª turma do 5º curso de formação da GM-Rio, Luciana de Cássia Lima Bronzerri, agora GMB ronzerri, destacou que entrou na Guarda Municipal imaginando que osguardas apenas atuavam no trânsito e combatiam camelôs, mas descobriu que o trabalho vai muito além disso. Para ela a formatura também teve um gosto especial.

 


- Fiz o curso como se fosse a segunda vez. Era para eu ter me formado em novembro, mas quebrei o pé e tive que me ausentar. Eu retornei e valeu muito a pena passar pelo curso. Espero poder servir bem aos cidadãos cariocas, e poder ajudar as pessoas nas ruas – destacou a GM.




Serviços Serviços