16/09/2011 12:35:00
A Prefeitura do Rio, por intermédio da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, com Rioluz, realiza logo mais, às 18h, o primeiro teste do projeto para uma nova iluminação monumental dos Arcos da Lapa. O projeto de iluminação, que está sendo elaborado em parceria com o Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan, e a Funcefet (Fundação de Apoio ao Cefet), prevê a utilização lâmpadas em LED, que permitem a reprodução de uma variada gama de cores, além de redução no consumo de energia.
No planejamento, os Arcos da Lapa terão iluminação arquitetural, assinada pelo lighting designer Peter Gasper, que realce e defina as formas geométricas do monumento. Também há possibilidade de outra modalidade cênica com o uso de cores para acompanhar o clima festivo noturno da Lapa. Para o teste, as barras com as lâmpadas em LED foram embutidas nas partes inferior e superior do monumento, assim como dentro dos 36 arcos.
O projeto prevê que a nova iluminação será controlada e monitorada por sistema informatizado que facilita a gestão remota. Da mesma forma que o Monumento ao Cristo Redentor, o telecontrole eletrônico poderá ter seu funcionamento acompanhado em tempo real e permitirá seu acionamento de um computador ou até mesmo de um telefone celular. Uma outra novidade é a possibilidade de detectar remotamente falhas no sistema de iluminação ou roubo de cabos. Os testes de telecontrole eletrônico estão sendo feitos em parceria com a Intelig.