Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

BRS chega ao Leblon e Ipanema

20/08/2011 11:28:00


A Prefeitura do Rio inaugurou neste sábado, dia 20, mais um BRS (Bus Rapid System), corredor exclusivo de ônibus – nos bairros de Ipanema e Leblon, ligando a Avenida Ataulfo de Paiva e a Rua Visconde de Pirajá ao BRS de Copacabana, implantado em fevereiro. O secretário municipal de Transportes (SMTR), Alexandre Sansão, participou da inauguração. Em Copacabana, com o novo sistema, verificou-se um aumento de 5% de passageiros nos ônibus, que antes não utilizavam esse meio de transporte. O objetivo da prefeitura é racionalizar a frota de ônibus, oferecendo mais conforto e rapidez a quem utiliza o transporte público.

 
- Esse corredor consiste na melhor utilização do espaço viário, no uso racional da via, com prioridade para o transporte coletivo. A experiência do BRS em Copacabana foi mais do que positiva e estamos levando o corredor para mais dois bairros. A frota, que já havia sido reduzida em 25% no BRS Copacabana, será cortada em mais 10,6% de veículos. Com isso, os ônibus ganharão mais velocidade, irão parar menos vezes, a operação ficará mais organizada com a fluidez do tráfego e teremos diminuição nos tempos de viagem. Sabemos que os resultados não serão como os de Copacabana porque lá a via é mais larga, mas vamos incorporar os mesmos conceitos e as regras, inclusive o limite de velocidade estabelecido em 50 km/h – afirma o secretário de Transportes, ao explicar o conceito do BRS e os benefícios para a população carioca.



Funcionamento do corredor

 

O horário de funcionamento do corredor também será o mesmo de Copacabana: das 6h às 21h, nos dias úteis; das 6h às 14h, aos sábados; e não funcionam nos domingos e feriados. Nesses horários, apenas ônibus regulamentados pelo poder concedente, táxis ocupados por passageiros e o transporte escolar poderão trafegar pela faixa preferencial. Os veículos particulares que entrarem no corredor e circularem por dois quarteirões serão advertidos, nos primeiros dias de funcionamento do BRS, e multados pela prefeitura, assim que assimilarem as regras do novo sistema.

 

O corredor será monitorado por controladores da CET-Rio posicionados no Centro de Operações da Prefeitura do Rio recebendo imagens em tempo real de três câmeras distribuídas pelas vias. A Guarda Municipal mobilizará efetivo de 15 agentes, além de quatro GMs e uma viatura para o patrulhamento ao longo dos corredores. Uma equipe de 40 controladores de tráfego da CET-Rio vão atuar nas vias. Motoristas vão contar com informações veiculadas por painéis móveis localizados em pontos estratégicos dos corredores.


A Avenida Ataulfo de Paiva (Leblon) e a Rua Visconde Pirajá (Ipanema) terão uma faixa preferencial para ônibus (com 5 metros), demarcada na cor azul, e duas para os demais veículos. Os veículos terão que circular nas duas pistas à esquerda, mas terão permissão para dobrar em ruas transversais ou acessar garagens à direita da via.

 

Como os dois bairros oferecem recuos na calçada dos dois lados da via, o BRS de Leblon e Ipanema ganhou uma característica nova: as baias do lado direito serão reservadas para carga e descarga, pontos de táxi e estacionamento de motos. Os automóveis deverão usar somente as baias do lado esquerdo. Os taxistas podem circular sem passageiro para acessar estes pontos, mas neste caso vale a mesma regra de não ultrapassar dois quarteirões.

 


Linhas de ônibus

 

Das 55 linhas que passam atualmente nas duas avenidas, 48 permanecerão circulando no BRS. As oito excluídas são 438, 439, 512, 522 e 574, 503, 591 e 593, todas no trecho entre as avenidas Visconde de Albuquerque e Bartolomeu Mitre. As linhas serão separadas em três grupos (BRS1, BRS2 e BRS3), com 16 pontos (seis no Leblon e dez em Ipanema). Os pontos dos ônibus tipo BRS1 e BRS3 serão integrados e estarão a uma distância de cerca de 350 metros. Entre estes e os pontos do BRS2 a distância será de 250 metros entre eles.

 

Os ônibus que vão circular no BRS Leblon/Ipanema deverão, ao longo do trajeto, manter acesa a luz baixa dos faróis de dia e à noite, conforme determina a alínea C do artigo 250 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).


A campanha informativa, a adaptação de pontos e o treinamento de pessoal ficará a cargo dos consórcios que operam o sistema de transporte de passageiros por ônibus. Assim, como ocorreu no primeiro BRS, equipes de divulgadores, desta vez usando camisas azuis, irão tirar dúvidas e distribuir panfletos explicativos em todos os pontos. Os motoristas, cobradores e fiscais também estão recebendo treinamento diferenciado que inclui relacionamento com o público e noções de inglês e espanhol.




Serviços Serviços