Trezentos profissionais foram contratados para reforçar cadastramento nos CRAS
13/06/2011 18:26:00
A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) e a Light assinaram na tarde desta segunda-feira, dia 13, um convênio para a ampliação do número de famílias em situação de vulnerabilidade social beneficiárias da Tarifa Social de Energia Elétrica. Pelo convênio, a SMAS buscará a inscrição de um maior número de famílias no Cadastro Único, dispositivo do Governo Federal que visa identificar famílias de baixa renda existentes no país para fins de inclusão em programas de assistência social e redistribuição de renda.
Segundo o secretário municipal de Assistência Social, Rodrigo Bethlem, a iniciativa é mais uma demonstração do espírito de parceria que toma conta do Rio de Janeiro.
- É uma parceria importantíssima, do tipo ganha-ganha. Com isso, ganha o consumidor de baixa renda por causa da Tarifa Social e por estar dentro da legalidade, ganha a Light por ter um consumidor regularizado e ganha a Prefeitura do Rio ao complementar o Cadastro Único e garantir maior eficácia no desenvolvimento das políticas sociais - afirmou o secretário.
Para o presidente da Light, Jerson Kelman, a parceria da Light com a SMAS é mais um passo no sentido de fazer com que a conta de luz caiba no bolso do consumidor.
- Essa parceria é mais um passo no sentido de fazer com que a conta de luz caiba no bolso do consumidor. As famílias cadastradas terão direito a uma Tarifa Social e aos benefícios do Programa de Eficiência Energética da Light. Ambas as medidas diminuem a conta do consumidor - ressaltou Jerson Kelman.
Durante a cerimônia, o secretário Bethlem anunciou ainda a contratação de mais 300 funcionários que se dedicarão ao trabalho do Cadasto Único, além dos que já atuam nos 44 Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) do município.
O consumidor que não não cadastrado no CadÚnico do Governo Federal deve procurar atendimento em um dos CRAS para saber se está dentro do perfil para receber o benefício. Para obter mais informações, basta acessar o site do Ministério do Desenvolvimento Social, pelo endereço www.mds.gov.br.
Além disso, aqueles que não possuem o cadastro devem procurar um dos canais de atendimento da Light e solicitar o benefício da Tarifa Social.