04/03/2010 11:59:00
O prefeito Eduardo Paes anunciou, na tarde desta quarta-feira, o início das obras do projeto Bairro Maravilha em Barros Filho e Costa Barros, na Zona Norte da cidade. Serão investidos R$ 20 milhões na recuperação de 50 vias dos dois bairros, onde aproximadamente 41 mil pessoas serão beneficiadas. O anúncio foi feito em praças públicas na região e contou com a participação de autoridades municipais e da população.
As obras, com previsão de término para o segundo semestre de 2011, incluem pavimentação, reformulação do sistema de drenagem, para evitar alagamentos constantes naquela área, além de nova iluminação, paisagismo, e reconstrução das calçadas.
Segundo Eduardo Paes, o projeto tem o objetivo de recuperar áreas da cidade que antes não recebiam atenção do poder público e, durante muito tempo, ficaram abandonadas:
- Estamos começando hoje duas obras muito importantes do Bairro Maravilha, que é a recuperação das ruas, praças, calçadas, iluminação, drenagem. A Zona Norte do Rio ficou muito tempo abandonada e o que está sendo feito aqui é um conjunto de investimentos importantes que vai melhorar a vida de todos. Vamos dar um “banho de arrumação” na região e devolver dignidade e qualidade de vida à população – afirmou o prefeito.
Em Costa Barros, penúltimo lugar (125º) no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), de acordo com o censo do IBGE de 2000, 19 ruas receberão intervenções em uma área equivalente a 72,2 mil metros quadrados. Já em Barros Filho, 114º lugar no ranking do IDH, o projeto atenderá 31 ruas em uma área de 70,6 mil metros quadrados.
Durante o anúncio do início das obras, o prefeito Eduardo Paes inaugurou a quadra esportiva da Escola Municipal Fernando Rodrigues da Silveira, em Barros Filho. O novo equipamento foi construído durante a reforma da unidade, que faz parte do programa Escolas do Amanhã. Após assistir a apresentação de balé dos alunos, sob a coordenação da professora Marluce Coelho, Paes jogou futebol com os estudantes no espaço inaugurado.
A reforma foi realizada pela Riourbe e orçada em R$ 617,5 mil. A partir de agora, os 895 alunos da unidade, do 6º ao 9º anos, poderão desfrutar do novo espaço que também ganhou novos banheiros e vestiários, arquibancada lateral, rampa, escada de acesso e urbanização da área livre, além de pintura de paredes e muros e colocação de gradil.
De acordo com o prefeito, muitas melhorias estão sendo feitas na Educação e a Prefeitura vai continuar agindo para melhorar cada vez mais:
- É bom poder melhorar as escolas do Rio. Mas o mais importante é fazer com que as unidades de ensino sejam cada vez melhores, para estimular as crianças. Os valores básicos a gente aprende em casa, mas é na escola que passamos a maior parte do tempo. Sabemos que ainda temos muito a fazer, mas estamos nos dedicando para melhorar a Educação no Rio – declarou Paes, destacando algumas medidas relevantes, como fim da aprovação automática e a aplicação do reforço escolar.
Nos próximos meses, o projeto Bairro Maravilha vai continuar dando cara nova à Zona Norte da cidade. A região foi dividia em núcleos e as intervenções já começaram a ser implantadas nos bairros de Turiaçu, Quintino, Cascadura, Cavalcanti e Engenheiro Leal. O próximo bairro beneficiado será a Pavuna.
Texto: Juliana Romar
Fotos: J.P. Engelbrecht