Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Prefeito inaugura Clínica da Família na Mangueira

Clínica Dona Zica vai beneficiar 20 mil pessoas


05/02/2010 17:51:00


Uma grande festa, com direito a muito samba e a presença de alguns dos grandes nomes da Mangueira, marcou a inauguração da Clínica da Família Dona Zica. Entregue pelo prefeito Eduardo Paes, na manhã desta sexta-feira, ao lado do governador Sérgio Cabral, a unidade é a terceira a ser implantada na cidade e segue o novo modelo de gestão descentralizada Saúde Presente, implantado pela Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC).

 

O prédio de dois andares abriga seis consultórios, dois deles de odontologia, e ainda salas de esterilização e de procedimentos, setor de vacinação, sala de curativos e uma sala do Projeto Saúde da Criança para acolhimento de mães e bebês. Nestas instalações há atendimento ambulatorial pediátrico e de adultos, acompanhamento pré-natal e em saúde bucal, exames laboratoriais e de fenilcetonúria (teste do pezinho), além do acompanhamento de hipertensos, diabéticos e pacientes com tuberculose e hanseníase. A Clínica vai funcionar em horário ampliado, de segunda a sexta-feira de 8h a 20h, e aos sábados das 9h ao meio-dia.

 

O prefeito e o governador descerraram a placa de inauguração ao lado do secretário municipal de Saúde e Defesa Civil, Hans Dohmann; da neta de Dona Zica, Nilcemar; e do cantor e compositor Nelson Sargento, além de representantes da escola de samba Estação Primeira de Mangueira e de associações de moradores locais. Antes da cerimônia, o público assistiu a apresentações de tai-chi-chuan e de jovens ritmistas com deficiência, integrantes de um dos projetos sociais da Vila Olímpica da Mangueira.

 

Logo após o evento, Eduardo Paes contou que já conseguiu quase triplicar a cobertura de saúde básica na cidade- a qual no início de 2009 estava em apenas 3,5% e em janeiro chegou a 9% - e explicou que a meta da prefeitura é cobrir 40% da cidade até 2012, por meio das Clínicas da Família e das UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) municipais.

 

- Nesse momento estamos fazendo a UPA do Alemão e da Rocinha, que estão quase concluídas. Tem também a de Santa Cruz e a do Engenho de Dentro, na Cidade de Deus, que devemos inaugurar em breve. Na Vila Kennedy já inauguramos, vamos para Madureira e estamos planejando ainda uma em Costa Barros ou Barros Filho, falta decidir. Com isso tudo, chegaremos ao fim deste ano com 10 UPAs na cidade - explicou Paes.

 

Para o prefeito, esse esforço é apenas parte de um trabalho mais amplo para reconstruir a rede de saúde municipal e que inclui várias melhorias no atendimento de emergência, nos hospitais e nos atendimentos básico e intermediário, respectivamente com as Clínicas da Família e as UPAs.

 

- Queremos dar atenção às pessoas e dignidade à saúde do Rio - completou.

 

Modelo comunitário


De acordo com o secretário Hans Dohmann, o conceito das Clínicas de Família foi desenvolvido para ser aplicado em localidades de abrangência limitada, de modo a garantir o atendimento focalizado. No caso da Clínica Dona Zica, instalada próxima à Vila Olímpica da Mangueira, a unidade dará cobertura total de saúde ao Complexo da Mangueira, com quatro equipes de médicos do Programa Saúde da Família atendendo, cada uma, às áreas do Buraco Quente, Candelária, Telégrafo e Chalé.

 

- Isso vai particularizar o cuidado, gerando intimidade entre a equipe de saúde e o cidadão. A partir daí o grande foco é a promoção de saúde: em vez de se tratar doenças, fazer com que as pessoas fiquem saudáveis por mais
tempo. E isso para toda a família, porque quando a gente começa a acompanhar uma família desde cedo, é possível educar as crianças, os avós, os pais, e promover saúde num trabalho continuado - explicou o secretário.

 

Em caso de doença, os moradores terão, além do atendimento direto, a facilidade de um laboratório próprio para a realização de exames clínicos. Tudo informatizado, inclusive a ficha médica dos pacientes, que poderá ser
acessada pelo médico sempre que necessário ou mesmo transferida para outra Clínica da Família ou unidade municipal de saúde, caso o paciente mude de residência. A previsão é de que a Clínica Dona Zica beneficie uma população de 20 mil pessoas.

 

Ao visitar as instalações da nova Clínica da Família, o governador Sérgio Cabral se mostrou impressionado com a qualidade do atendimento e o modelo de gestão da unidade.

 

- Eu mesmo não tinha ainda muita noção do conceito de Clínica da Família. Aqui cada equipe terá uma sala própria, com muito respeito à população. E cada paciente terá o número do telefone celular para entrar em contato com a
equipe, podendo ligar quando precisar, num 'trabalho de formiguinha' fundamental para a qualidade de vida e a saúde de milhares de pessoas na cidade - comemorou o governador.

 

Texto: Karine Fonte
Fotos: Beth Santos

 


 


Imagens relacionadas:

















Serviços Serviços