Investimento de R$ 89,7 milhões inclui obras em vias de Realengo, Bangu, Santíssimo, Paciência e Inhoaíba
10/02/2011 16:25:00
O prefeito Eduardo Paes e o secretário municipal de Obras, Alexandre Pinto, iniciaram nesta quinta-feira, dia 10, as obras de construção de três viadutos em Realengo, Santíssimo e Inhoaíba que, juntos, vão proporcionar melhorias significativas no trânsito na Zona Oeste do Rio. Todas as intervenções facilitarão a ligação entre os dois lados dos bairros, já que as construções serão sobre a linha férrea. O investimento total é de R$ 89,7 milhões e inclui ainda a recuperação das estradas do Lameirão (Santíssimo), do Engenho (Bangu) e de Paciência (Paciência) e melhorias nas vias de acesso aos novos viadutos. As obras serão concluídas em 2012.
De acordo com o prefeito Eduardo Paes, as obras têm o objetivo de desafogar o trânsito naquelas regiões da Zona Oeste, facilitando o acesso à Avenida Brasil:
- Essa é uma região da cidade que precisa de obras infraestruturantes, que mudem o perfil dos bairros e que não aconteciam há muito tempo. E essas obras vão trazer essa infraestrutura que estava faltando. Em Realengo o viaduto é antigo e não suporta mais o volume de veículos que têm passado por ali todos os dias, e isso atrapalha o desenvolvimento do bairro e a qualidade da vida das pessoas que moram lá. Já os viadutos de Inhoaíba e o de Lameirão impactam diretamente na melhoria do fluxo de veículos que passam pelo viaduto já existente em Campo Grande, que em geral também é muito engarrafado porque é a única alternativa da população. Em todas essas situações, hoje, os motoristas têm que fazer voltas enormes para poder chegar do outro lado da linha férrea. Mas agora essas obras vão mudar isso - explicou.
Em Inhoaíba o novo viaduto terá 170 metros de extensão e duas faixas (uma em cada mão), sendo esta via mais uma alternativa para acessar a Avenida Brasil. A Estrada de Inhoaíba e as ruas Guarujá, Adolfo Lemos e Papagaio serão reformadas em uma extensão total de 2.800 metros. Haverá a implantação de 4.080 metros quadrados de ciclovia, 9.800 metros quadrados de calçadas, 12 baias de ônibus e 2.368 metros de galerias de águas pluviais.
Em Santíssimo, o novo viaduto na Estrada do Lameirão, com 85 metros de extensão e quatro faixas (duas por sentido), vai acabar com a passagem de nível da linha férrea e será uma opção para quem segue de Campo Grande para a Avenida Brasil, desafogando o corredor da Estrada do Mendanha. Haverá duplicação da Estrada do Lameirão, entre a Estrada da Posse e a Avenida Santa Cruz, com construção de 4.140 m² de calçadas e 1.506 metros de galerias de água pluviais.
Em Realengo, o novo viaduto terá extensão de 253 metros, sendo em um único sentido. No sentido inverso continuará sendo utilizada a ligação de via já existente. O novo acesso vai ligar a Estrada Marechal Soares de Andrea, na Praça do Canhão, até a Marechal Joaquim Inácio, no sentido Avenida Brasil. A nova via terá guarda-roda, muretas, iluminação pública e sinalização vertical e horizontal.
Além dessas intervenções, a Prefeitura ampliará a Estrada do Engenho, que vai receber melhorias desde a Rua Coronel Tamarino até a Avenida Brasil, e realizará serviços em 2.250 metros, construindo 17.520 m² de calçadas, oito baias de ônibus e implantando 21.900 m² de nova pavimentação. Também serão construídas três pontes, localizadas sobre os rios das Tintas, Viegas e Lúcio.
Durante os eventos de início das obras dos três viadutos, Eduardo Paes destacou que a Prefeitura vem buscando melhorar a qualidade de vida da população da Zona Oeste:
- O que a Prefeitura quer é acabar com os transtornos vividos pelas pessoas na Zona Oeste, trazendo benefícios com qualidade para essa região. Por isso, já inaguramos Clínicas da Família, com atenção básica de saúde, já realizamos a Operação Asfalto Liso, a construção de ciclovias, a recuperação de calçadas, a implantação do Bilhete Único e iniciamos as obras dos corredores viários. Sabemos que ainda precisamos avançar, mas vamos aos poucos organizando essa região da cidade - declarou o prefeito.
Texto: Juliana Romar
Fotos: Beth Santos
Imagens relacionadas:

