Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Prefeitura do Rio forma mais de 1.500 agentes comunitários da Defesa Civil

Os profissionais serão responsáveis pelas primeiras ações de socorro em áreas vulneráveis


13/12/2011 11:26:00  » Autor:  Texto: Flávia David / Fotos: Beth Santos


Foto: Beth SantosO prefeito Eduardo Paes participou nesta terça-feira, dia 13, na Praça da Apoteose, da formatura de 1.566 agentes comunitários da Defesa Civil que irão reforçar a atuação do órgão em casos de emergências em áreas vulneráveis da cidade. Os profissionais serão responsáveis por realizar as primeiras ações em situações de chuva, alagamentos, deslizamentos de encosta e risco de desabamentos. Os novos agentes fazem parte do Programa de Saúde da Família e serão distribuídos em 245 Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudecs), de 116 unidades de saúde em toda a cidade.

 

 

A partir de agora, a Prefeitura do Rio amplia seu poder de ação, uma vez que os novos agentes se juntarão aos outros 1.875 profissionais, formados no final do ano passado, totalizando 3.441 pessoas.

 

 

Em seu discurso, o prefeito do Rio destacou a importância do trabalho realizado pelos agentes junto às comunidades:


Foto: Beth Santos- Não tenho dúvida de que este é o time mais importante da prefeitura, que lida diretamente com as pessoas, trabalhando dia a dia para preservar vidas. Os agentes entram na casa das pessoas para impedir que elas fiquem doentes, orientando-as para que tenham mais qualidade de vida - afirmou Eduardo Paes, completando que o Município investirá na formação de novos agentes.

 

 

- Nosso desafio é nos concentrar na qualidade do serviço que estamos oferecendo. Por isso, é um orgulho poder contar com tantos agentes comunitários - concluiu o prefeito.

 

 

Representando o secretário municipal de Saúde e Defesa Civil, a subsecretária Ana Schneider também enalteceu a atuação dos agentes:


- Contamos com um time enorme para que possamos atuar nesta cidade naquele que é o sentido mais puro da palavra saúde: a prevenção. Com a sensibilidade do prefeito Eduardo Paes, estamos estendendo esse programa para toda a cidade - disse a subsecretária, completando que o exemplo do Rio de Janeiro está sendo multiplicado para todo o país:

 

 

Foto: Beth Santos- A Fiocruz, com quem possuímos uma parceria de pesquisa, está recebendo apoio do Governo Federal para multiplicar essa experiência para todo o país - concluiu Ana Schneider.


O subsecretário de Defesa Civil, tenente-coronel Márcio Moura Motta, deu mais detalhes sobre o trabalho desenvolvido pelos agentes comunitários:


- Esse trabalho teve início no ano passado, após as fortes chuvas que atingiram nossa cidade. Naquele momento, decidimos capacitar agentes que moram e trabalham em comunidades vulneráveis em Noções Básicas de Defesa Civil e Primeiros Socorros. Por já estarem inseridos nas comunidades, possuem maior conhecimento da região e dos moradores, podendo agir com facilidade nas operações de ajuda. E nossa estratégia vem alcançando êxitos - disse o tenente-coronel.


Paraninfo desta nova turma de agentes, o subsecretário de Atenção Primária, Vigilância e Promoção de Saúde, Daniel Soranz, destacou a confiança estabelecida pelos profissionais junto aos moradores como “fundamental” para o sucesso desse trabalho:


Foto: Beth Santos- Para que possamos entrar na casa dessas pessoas e fazer com que nos ouçam, é preciso que tenhamos uma relação de confiança, símbolo maior do nosso trabalho. Ao estabelecermos vínculos com as pessoas, mapeando seu território e conhecendo suas necessidades, estamos comprovando a nossa missão de salvar vidas e fazer com que as pessoas vivam mais e cada vez melhor - discursou Soranz.

 

De acordo com a Defesa Civil municipal, os agentes vão integrar o sistema de alerta comunitário da cidade, que conta com um meio de comunicação integrado, utilizando aparelhos celulares cedidos pela prefeitura para a troca de mensagens. Os telefones recebem SMS (torpedos) com alertas em caso de ocorrências de chuvas fortes, permitindo a comunicação entre todos os integrantes. Com isso, os agentes também atuarão como multiplicadores, repassando os alertas e orientações do órgão nas localidades onde atuam.

 

 

Foto: Beth SantosDurante a cerimônia, dez dos 1.566 agentes comunitários subiram ao palco para receber das mãos do Prefeito do Rio o Certificado de Conclusão do Projeto e um aparelho celular.

 

 

Entre as principais atividades do Nudec, estão incentivar a educação preventiva; participar de cursos e treinamentos; efetuar a comunicação do risco comunitário ao órgão e executar as ações de defesa civil nas comunidades. A Defesa Civil já capacitou em 2010 e 2011 um total e 3.450 agentes comunitários de Saúde, que atuam em 569 Nudecs.

 


Imagens relacionadas:


» ag1_86















Serviços Serviços