Transparência da Mobilidade
 
 
 
 
Transparência da Mobilidade
 
 
Prefeito entrega bônus aos servidores municipais que cumpriram metas

Funcionários receberam, nesta quarta, até um 15º salário


15/06/2011 16:03:00


Foto: J.P. EngelbrechtO prefeito Eduardo Paes e o secretário-chefe da Casa Civil, Pedro Paulo Carvalho, comandaram na tarde desta quarta-feira, dia 15, a cerimônia de premiação dos servidores municipais no Teatro Carlos Gomes, no Centro. Centenas de profissionais do Município do Rio participaram da cerimônia, que incluiu a entrega de cheques simbólicos a servidores das 19 secretarias que receberam bônus por cumprir integral ou parcialmente as metas estabelecidas no Acordo de Resultados 2010 (83% foram totalmente cumpridas e 13% parcialmente atingidas). Essas metas representavam melhoria nos indicadores sociais e na prestação de serviços à população.


Foto: J.P. EngelbrechtNo total, 73,3% dos funcionários municipais (82.918 pessoas) serão premiados, com bonificações que variam de meio e dois salários extras, dependendo da avaliação de sua secretaria. Mais da metade destes servidores receberam o dinheiro hoje. Apenas os professores serão pagos no dia 15 de julho, pois dependem, também, de uma avaliação externa.


Durante o discurso, o prefeito Eduardo Paes elogiou o desempenho dos servidores:


- A absoluta maioria dos servidores públicos é dedicada, empenhada e luta para fazer com que as coisas fiquem melhores, trabalhando para que possam avançar. Muita gente se dedica e tem paixão em atender e resolver os problemas das pessoas. E o mais interessante do serviço público é o resultado que a gente pode dar, melhorando um pouco a vida dos cidadãos, cada um na sua área.

 

Ele também explicou o objetivo dessa iniciativa:

 

Foto: J.P. Engelbrecht- Essa é uma experiência nova na Prefeitura do Rio, mas que mexe com essas pessoas tão especiais, que são os servidores municipais. Ninguém consegue chegar a lugar nenhum sem um plano de meta, uma bússola. E uma cidade precisa saber aonde quer chegar, seja na Educação, na Saúde. Por isso, cada secretaria precisa saber o que pode fazer para melhorar cada vez mais essa cidade. O que a move é a enorme disposição de cada servidor de servir e de transformar. Isso é a garantia para a sociedade de que as transformações positivas que são abraçadas pelos servidores vão continuar independentemente do político que governa.

 

A Prefeitura do Rio foi pioneira ao implantar em 2009 o sistema de avaliação e bonificação do seu funcionalismo baseado na meritocracia. Para 2011, o número de órgãos municipais envolvidos aumentou de 19 para 38, e as metas de 77 para 208, contemplando 82,2% do funcionalismo público municipal (cerca de 93 mil servidores).


Foto: J.P. EngelbrechtO secretário-chefe da Casa Civil, Pedro Paulo Carvalho, falou sobre o resultado do Acordo de 2010 e explicou as datas de pagamento:


- Hoje é um dia de festa, uma mudança de página para a Prefeitura do Rio e, sem dúvida, o carioca tem os benefícios dessa premiação. A Prefeitura teve 83% das metas batidas, o que é um resultado extremamente gratificante para a administração. É o resultado mais claro de que os servidores entenderam o sistema e buscaram a excelência no desempenho. Hoje, 30 mil servidores receberam até dois salários; no dia 15 de julho, 46 mil servidores da educação serão contemplados; e até 30 de julho, receberão o bônus os servidores do SUS. No total, foram investidos mais de R$ 140 milhões para o pagamento desses prêmios. Não tenho dúvidas de que todos os servidores têm o reconhecimento de que a Prefeitura do Rio está na vanguarda da gestão pública brasileira e os cariocas têm que ter muito orgulho disso – disse.


Foto: J.P. EngelbrechtEntre as ações que obtiveram bom resultado estão a implementação da Nota Fiscal Eletrônica (Fazenda); arrecadação em recuperação de dívidas ativas (Procuradoria); aumento do número de pessoas capacitadas em cursos da Prefeitura e inserção no mercado de trabalho (Trabalho e Emprego); aumento da cobertura do Programa Bolsa Família (Assistência Social); aumento do número de vagas em creches e redução do analfabetismo funcional (Educação); aumento das contratações por pregão (Administração); implantação do Bilhete Único Carioca (Transportes); construção de quadras poliesportivas em praças e escolas (RioUrbe); construção de Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e ampliação da cobertura do Programa de Saúde da Família (Saúde); construção de novas unidades habitacionais (Habitação); regularização das unidades habitacionais em Áreas de Especial Interesse (Urbanismo); formalização de trabalhadores e projeto Porto Maravilha (IPP); projetos Bairro Maravilha e Asfalto Liso (Obras); implantação do Acordo de Resultados (Casa Civil); aumento de licenças ambientais e reflorestamento (Meio Ambiente); e implantação do projeto Alvará Já (Ordem Pública).


A servidora Andreia da Silva, enfermeira de profissão que se tornou coordenadora de programas de saúde em 2004, foi a primeira a receber das mãos do prefeito o cheque simbólico com a bonificação. Diretora do P.S. Dr. Mário Rodrigues Cid e ESF Santa Margarida, em Campo Grande, desde 2009, ela agradeceu e elogiou a iniciativa da Prefeitura:

 

- Eu sempre trabalhei em hospitais, tendo uma visão do nível terciário. Na Saúde consegui ver a importância da atenção primária, dos resultados, do atendimento. Estou muito orgulhosa com esse evento, que é uma valorização. Muitos profissionais estão felizes com esse bônus, que tem como retorno a melhoria do resultado em prol da saúde da população. É uma motivação a mais e um incentivo tanto no lado pessoal quanto no profissional.


Texto: Juliana Romar
Fotos: J.P. Engelbrecht
 


Imagens relacionadas:

















Serviços Serviços

Vídeos Vídeos


  • Autovistoria

Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro