Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Secretaria de Assistência Social inicia curso de qualificação profissional

Fruto de parceira com o Ministério do Desenvolvimento Social, os cursos vão qualificar os participantes para o mercado de trabalho


25/01/2011 15:45:00


Foto: Divulgação/SMASA Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) realizou na manhã desta terça feira, dia 25, no auditório do Centro Integrado de Atenção à Pessoa Portadora de Deficiência (CIAD), na Av.Presidente Vargas, 1997, 3º andar, no Centro, a aula inaugural dos cursos de qualificação profissional do projeto “Quem sabe faz a hora”. O projeto irá beneficiar 1050 pessoas interessadas em se qualificar profissionalmente, com idade acima de 16 anos e que tenham curso fundamental.

 

Os cursos são fruto de parceria da SMAS com o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome e será executado pelo Instituto de Qualidade de Vida (IQUAVI). O curso vai oferecer vagas em áreas profissionais como depilação, maquiagem, almoxarife, pintura, cabeleireiro afro, chapista, auxiliar de cozinha, corte e costura, além das especialidades em gesseiro e azulejista e tem como conceito a qualificação profissional com a perspectiva de inclusão no mercado de trabalho.

 

Na mesa de abertura da solenidade estiveram presentes a subsecretária de Proteção Social Básica, Maria de Fatima Nacimento, que representou o secretário municipal de Assistência Social, Rodrigo Bethlem, Elizabeth Oliveira (diretora do Núcleo de Inclusão Produtiva da Subsecretaria de Proteção Social Básica), Suede Hadar (fundadora do IQUAVI), Paloma Martins (presidente do IQUAVI) e Sidcley Bernardo (superintendente do IQUAVI).


Durante a cerimônia, a subscretária Maria de Fátima Nascimento, falou do principal objetivo do programa e ressaltou a importância de formar essa parceria e da satisfação em oferecer oportunidades de crescimento às pessoas.Foto: Divulgação/SMAS

 

- O secretário é uma pessoa jovem e empreendedora e valoriza sempre esse tipo de iniciativa. Nossa principal finalidade é dar oportundidades às pessoas para que elas possam se qualificar e preparar-se profissionalmente - ressaltou.
 

Para Elibeth Oliveira, diretora do Núcleo de Inclusão Social (NIP), os cursos foram baseados em uma pesquisa de identificaçação nos bairros.


- O QUAVI, instituição executora do programa, fez uma pesquisa de identificação nos bairros para saber quais os cursos ofereciam maiores oportunidades e chances de emprego e principalmente a oportunidade de trabalhar próxima à sua residência - ressaltou.

 

Para Sidcley Bernardo, Superintendente do Iquavi, as oportunidades serão muitas. Basta que todos se empenhem durante o curso.


- Nossa meta é qualificar 10.000 pessoas. Já realizamos várias parcerias e a nossa meta de empregabilidade junto aos parceiros é de 40% à 45%. Espero que todos se mantenham até o final do curso para ter a chance de ter um emprego no mercado formal de trabalho - disse.
 

O projeto mantém convênios com vários parceiros da área pública e privada como a rede de supermercado Pão de Açucar, Rei do Mate, a rede Girafas de restaurantes, o Metrô Rio e a Supervia, entre outros. O curso oferece 300 horas de aulas práticas e nele os alunos irão experimentar a qualificação profissional, aliada a formação de cidadania, com aulas de ética, português, matemática e direitos humanos.




Serviços Serviços