Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Vigilância Sanitária multa cinco estabelecimentos no Shopping Leblon

Durante a operação, foram inutilizados 16,3 kg de alimentos


19/01/2011 19:04:00


A Vigilância Sanitária Municipal realizou nesta quarta-feira, dia 19, nova operação “Shopping Saudável”, desta vez no Shopping Leblon, Zona Sul da cidade. A ação contou com a participação de 40 técnicos, que vistoriaram 26 estabelecimentos que comercializam alimentos e 17 da área de saúde, além de pontos estruturais do shopping, como condições do ar condicionado e da água potável. Ao todo, cinco estabelecimentos foram multados e dez deles intimados a realizar adequações físicas.

 

 

Na área de alimentação, os restaurantes Outback e Wraps foram multados e sofreram interdição parcial dos seus balcões de frios, por estarem com temperatura inadequada. No Wraps, foram inutilizados 4 kg de hambúrgueres, molhos e temperos, por estarem impróprios para consumo ou sem identificação de procedência. O Outback teve 5 kg de maionese inutilizados, pois estavam armazenados fora da temperatura adequada.

 

 

O Café do Ponto foi multado e teve 3,3 kg de salgados inutilizados, pois estavam impróprios para consumo. O restaurante Nori Bar foi infracionado duas vezes, por ausência de placa informando o franqueamento da cozinha para visitação, e por utilizar molhos sem identificação de origem. Quatro quilos do produto foram inutilizados. O Doce Delícia foi multado por falta de higiene no balcão e piso.

 

 

Os restaurantes Botequim Informal, Vivendas do Camarão, Chez Michou, Le Maison, Nostro Café e Rodean receberam termos de intimação para adequações e obras estruturais.

 

 

O serviço de saúde inspecionou 17 estabelecimentos, entre farmácias, lojas de cosméticos e perfumaria, óticas e salões de estética/beleza, além do ambulatório do shopping. Apenas 3 receberam termos de intimação para realizar melhorias estruturais e de documentação, e nenhum foi multado. O ambulatório apresentou inadequações como falta de enfermeiro e ambulância, além de alguns insumos impróprios para uso, fora de validade. O local tem administração terceirizada, e a empresa responsável foi notificada a realizar as adequações exigidas.

 

 

O sistema de ar condicionado, qualidade da água potável e serviço de eliminação de lixo e resíduos do shopping estavam satisfatórios, sendo necessária somente a adequação de alguns itens estruturais.

 

 

A operação “Shopping Saudável” já passou por 14 shoppings da cidade desde setembro. No total (incluindo a operação desta quarta-feira), 600 kg de alimentos foram inutilizados.

 

 

A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil orienta o consumidor a denunciar qualquer tipo de irregularidade observada ao setor de reclamações da Vigilância Sanitária, na Rua do Lavradio, 180, Centro, ou pelo telefone 2224-9762.




Serviços Serviços