A ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PAULO FREIRE (E/SUBE/EPF)
A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Educação, criou, através do Decreto 35.602 de 09/05/2012, a Escola de Formação de Professores Paulo Freire. Localizada no Centro do Rio de Janeiro, iniciou suas atividades em junho do mesmo ano. Tem o objetivo de valorizar e formar professores e equipes gestoras, oferecendo formação inicial e continuada nas diversas áreas do conhecimento, viabilizando, assim, a participação destes no espaço público da educação. Na Escola são oferecidos cursos de forma presencial, semipresencial e a distância.
A estrutura da Escola de Formação Paulo Freire é composta pelas Gerência de Formação de Educação Infantil, Gerência de Formação de Anos Iniciais e EJA I, Gerência de Formação de Anos Finais e EJA II e pelo Centro de Referência da Educação Pública da Cidade do Rio de Janeiro – Anísio Teixeira (CREP – AT).
DIRETORA DA ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PAULO FREIRE (E/SUBE/EPF)
Rita Simone Pereira Ramos
Professora de Língua Portuguesa da Rede Municipal do Rio de Janeiro, é Mestre em Letras pela PUC-RJ e Especialista em Linguística Textual pela UFRJ. Foi Gerente de Educação da E/9ª Coordenadoria Regional de Educação, Diretora de Escola e Professora Regente em Unidades Escolares da E/9ª e 10ª CREs.