PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO – UM INSTRUMENTO PARA A EQUIPE GESTORA

03/11/2020 15:52:00

O curso Gestor Educa, promovido pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME-RJ), através da Gerência de Formação Continuada da Equipe Gestora (GFCEG) da Escola de Formação Paulo Freire (EPF), em parceria com o Instituto Singularidades (IS – São Paulo) e a Fundação João Goulart (FJG), terminou no dia 30 de outubro. O curso foi direcionado aos diretores e diretores adjuntos das Unidades Escolares da Rede Municipal de Ensino.

Cabe ressaltar o clímax no encerramento desse processo formativo, pois ele trouxe como atividade para a dupla cursista (diretor e diretor adjunto) uma revisão dos seis planejamentos estratégicos criados ao longo do curso: QUADRO, FLUXOGRAMA, 5W2H, CHECKLIST, TABELA DE TÓPICOS E CANVAS. Cada planejamento estratégico citado teve sua importância, pois buscava colocar em evidência a prática dos gestores, a fim de que enxergassem possibilidades de soluções práticas para os problemas das suas escolas.

Assim, cada gestor pôde, também, rever e melhorar a qualidade pedagógica de seu trabalho, ver horizontes alargados, imaginar o provável e o possível, antecipar mudanças e já se preparar para vivenciá-las. Tudo isso porque não fará acontecer sozinho, mas envolverá todos os seus atores educativos – a partir de um diagnóstico fiel à realidade em que a escola está inserida – para a aprendizagem de todos os alunos, durante e depois do isolamento social.

O curso Gestor Educa termina com gosto de “quero mais em 2021”, pois aprimorou a gestão das equipes inscritas, por meio de uma formação que articulou conhecimentos teóricos e ferramentas de gestão pedagógica para alavancar novas realizações.

Parafraseando Imbermón (A Educação no século XXI – 2000), a GFCEG abriu suas portas e derrubou suas paredes não apenas para entrar o que se passa nas escolas, todavia para misturar-se às equipes gestoras e romper o monopólio do saber e constituirmos uma comunidade de aprendizagem.

56_INSTANCE_dKO5 56_INSTANCE_dKO5 p_p_id_56_INSTANCE_dKO5_