PRINCIPAIS AÇÕES DA GEAD EM 2019

10/02/2020 11:00:00

A GEAD tem a missão de implementar e disseminar a cultura de EAD em todas as instâncias da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, projetando, implementando e coordenando o uso dos recursos necessários ao processo de ensino-aprendizagem a distância.

Sendo assim, seguem as principais ações da GEAD no ano de 2019:

Gerenciamento de Aplicativos/Sites com as Gerências da E/EPF e parceiros

• Aplicativo para Dispositivos Móveis Android - Agenda EPF;
• Gestão para usuários do Sistema Fênix;

Administração e Planejamento Pedagógico do uso da plataforma EADEPF

• Gestão do Ambiente Virtual de Aprendizagem, com implementação dos Cursos a distância;
• Reuniões realizadas com Gerências para orientação na elaboração e execução de cursos a distância;
• Acompanhamento e Implementação da Atualização da Versão Moodle na Plataforma EAD, em parceria com IPLAN RIO – em ambiente de homologação;
• Formação de Professores para criação de Cursos EAD – SEMINÁRIO EAD 2019
• Gerenciamento de Banco de Dados na Plataforma EAD, junto com IPLANRIO.

Administração e planejamento pedagógico do Uso das Salas de Videoconferência

• Agendamento de transmissões e organização logística
• Composição de acervo permanente, disponível no Site da Escola de Formação Paulo Freire

Reestruturação do trâmite administrativo nos processos de Formação Continuada

• Elaboração e implementação de um site que favorece todas as etapas (criação, divulgação, inscrição, emissão e validação de frequências, avaliação e exportação de dados para o Sistema Fênix) em eventos de formação na Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro (Formações E/EPF – www.epf.rio.br).

Acompanhamento na Plataforma Freire (Capes/MEC) Programa PARFOR

• Acompanhamento na representatividade de formações para professores da Rede no MEC.

Apoio em Ações com outras Gerências

• Assessoria técnico-pedagógica para a Gerência de Formação Inicial nos cursos: "Entrelaçando Saberes e Fazeres na Educação Infantil"; "Leitura e Escrita – Reflexões e Possibilidades" e Formações Presenciais.
• Assessoria técnico-pedagógica para a Gerência de Formação Continuada do Professor Regente nos cursos: "Gestão de Sala de Aula"; "Gestão do Conhecimento"; "Gestão de Sala de Aula EPF".
• Assessoria técnico-pedagógica para a Gerência de Formação Continuada da Equipe Gestora, nos cursos: "Agenda Pedagógica como Instrumento de Gestão do Coordenador Pedagógico"; "Clima Escolar".
• Assessoria técnico-pedagógica para o Instituto Helena Antipoff, no curso "Educação especial na Perspectiva Inclusiva para AAEE: Princípios e Práticas de uma Escola Para todos".
• Formações para professores ingressantes e acolhimento de novos professores (Tecnologia a Serviço da Educação)
• Formações sobre Gamificação sob demanda da Rede
• Apoio às publicações do site da EPF, com divulgação nas Redes Sociais.