27/04/2018 17:37:00
Com a finalidade de receber os novos professores da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, a Escola de Formação Paulo Freire, por intermédio da Gerência de Formação Inicial, propôs e realizou atividades de Acolhimento com o objetivo de minimizar os impactos causados por esse momento de adaptação ao trabalho e às realidades encontradas em nossa Rede.
O trabalho, planejado e realizado em parceria com a Coordenadoria de Recursos Humanos e Coordenadorias Regionais de Educação, iniciou antes mesmo da posse dos professores, com orientação aos gestores que os receberiam, destacando a importância do comprometimento com a recepção desse docente durante todo o período de estágio probatório e também sobre a necessidade de que cada um deles conte com um professor mentor, que compartilhe sua experiência, oferecendo dicas e reflexões sobre o fazer pedagógico, cooperando para o seu desenvolvimento profissional.
No momento da posse, os professores receberam um convite para a participação nessa ação, que se desdobrou em atividades de acolhimento nas Coordenadorias Regionais de Educação, na Escola de Formação Paulo Freire e nas suas novas escolas.
A chegada dos professores nas suas respectivas CREs foi marcada por momentos de integração e acolhida, como um desdobramento da ação. Cada CRE planejou sua recepção, apresentando a estrutura organizacional da SME, as características geográficas e socioeconômicas da CRE e seus principais projetos.
Outra atividade da ação de Acolhimento aconteceu na Escola de Formação Paulo Freire, para 363 docentes, sendo 233 do Ensino Fundamental (PEF) e 130 da Educação Infantil (PEI). Os encontros foram divididos em 03 grupos, nos dias 19, 21 e 22 de março, com carga horária diária de 8 horas.
Ao chegarem, os professores foram recebidos com a apresentação musical do professor Mauro Portugal da 2ª CRE, que proporciou um clima de sensibilização, socialização e integração entre os participantes e a equipe.
Em seguida, os professores receberam as boas-vindas do Diretor Márcio Costa, da Escola Paulo Freire, e da Gerente da Equipe de Formação Inicial, professora Morgana Rezende.
O evento contou com a participação das equipes das Gerências de Alfabetização e Educação Infantil da Subsecretaria de Ensino, que propuseram reflexões acerca de questões inerentes à função social da escola e o papel do professor na Rede Municipal de Ensino. As Redes de apoio aos professores e alunos (RioEduca, Educopédia, MultiRio, NIAP, IHA e PSE) apresentaram os objetivos de seus trabalhos, colocando-se à disposição dos professores. A importância do desenvolvimento de Habilidades Socioemocionais, como caminho de construção dos saberes, também foi tema dos encontros e discutido pela professora Marisângela Siqueira de Souza.
A professora Denise Cruz, da Gerência de Alfabetização, observando o momento vivido, contemplou-nos com uma poesia em cada dia de sua participação no evento.
Não se ouviu a palavra fácil Mas muito se falou em
Pessoas aqui de todos os
Ninguém se educa sozinho
Nos desafios cotidianos,
| A menina que dança É a mesma que quer ler
Abraçar o menino e menina
Escola é lugar de gente
É esta esperança que nutre
Não se deixem vencer, |
Pensando na valorização desses novos docentes e na sensibilização, quanto aos possíveis desafios a serem enfrentados no dia a dia da profissão, professores em estágio probatório e os veteranos deram boas-vindas aos novos colegas, relatando-lhes suas trajetórias, seus medos, suas expectativas.
Apresentações culturais foram realizadas, ao longo dos três dias, para que todos pudessem conhecer alguns projetos realizados por professores e alunos da Rede.
O Centro de Desenvolvimento de Educação Integrada Amália Fernandez Conde, conhecido como o Casarão dos Prazeres, na área de abrangência da 1ª CRE, trouxe a coreografia "Morro dos Prazeres", ressaltando o samba no pé, o molejo e o feitiço que o samba nos proporciona.
A voz doce e encantadora da professora Renee Brazzil, da E.M Albert Einstein, na 7ª CRE, convidou- nos a cantar, a ter esperança e a acreditar que podemos fazer a diferença na vida de nossos alunos.
Os alunos Mariana Dantas Pereira (voz e autoria) e o aluno Márcio Vianna Valente (instrumentista),da E M República do Peru, na 3ª CRE, homenagearam os professores com a música "Voo passageiro", vencedora da 29ª edição do Festival da Canção das Escolas Municipais (FECEM).
O professor Jean Bodin e seus alunos do sétimo ano da Escola Municipal Rivadavia Corrêa, na 1ª CRE, envolveram- nos com uma aula espetáculo, com cenas do cotidiano da cidade maravilhosa!
O coral da Escola Municipal Otelo de Souza Reis, da 10ª CRE, formado por alunos e ex-alunos, abrilhantou o evento com um repertório baseado no folclore brasileiro. O professor Alexandre Rodrigues, da 10ª CRE, movimentou e encantou o público com suas histórias cantadas.
Ao longo do encontro, a professora Tatiana Costa, da Gerência de Formação Inicial, realizou atividades de ginástica laboral com os participantes, refletindo sobre a importância do movimento para o despertar da atenção e foco durante as atividades pedagógicas, favorecendo, assim, o processo ensino-aprendizagem.
No dia 27 de março, o Secretário César Benjamin deu boas-vindas aos professores, no Centro Cultural João Nogueira, ressaltando a importância do trabalho a ser desenvolvido por cada um desses novos professores no contexto da Educação Pública na cidade do Rio de Janeiro. Participaram também do encontro a Subsecretária de Ensino, Professora Maria Nazareth Vasconcelos, o Subsecretário de Gestão, Professor Ernani Ricardo Pereira, o Diretor da Escola de Formação Paulo Freire, Marcio Costa, a Chefe de Gabinete, Talma Suane, a Coordenadora Geral de Recursos Humano, Daniele Moreira Pereira, os representantes do Conselho de Diretores e os Coordenadores das 11 CREs, entre outros.
A Orquestra Jazz Sinfônica Juvenil, sob a regência do maestro Joabe Ferreira, presenteou os professores com clássicos da música, proporcionando a todos momentos de emoção e deleite.
A ação de Acolhimento está inserida em um projeto de formação inicial para os professores que se encontram em estágio probatório. Outras ações serão desenvolvidas com os novos professores.