Depoimentos Cariocas - entrevista com o  Satunirno Braga

 

 

           O ex-prefeito do Rio Roberto Saturnino Braga é o entrevistado da série "Depoimentos Cariocas" nesta terça-feira (10/08), às 17h, quando o vídeo estreia no YouTube do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, responsável pela produção. Às vésperas de completar 90 anos (no próximo dia 13 de setembro), o político foi entrevistado pela presidente do Arquivo Geral, Rosa Maria Araujo, a quem falou sobre temas como os desafios que enfrentou em seu mandato como prefeito da cidade, entre 1986 e 1988, quando grandes dificuldades financeiras o levaram a declarar a falência do município.

 

 

Assista na integra o depoimento de Roberto Saturnino Braga.

 

 

     Desta vez, a abertura é feita pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes, dizendo-se "especialmente satisfeito" com a oportunidade de convidar os espectadores a assistirem à entrevista com Saturnino: "Sua história nos ajuda a compreender como a democracia é uma conquista fundamental pro país e como devemos sempre lutar por sua preservação." O depoimento teve ainda as participações especiais do jornalista Ancelmo Gois e do advogado e ex-deputado federal Vivaldo Barbosa, que contribuíram enviando perguntas para o ex-prefeito.

 

 

             Na entrevista – realizada remotamente, devido à pandemia de Covid 19 – Saturnino Braga relembrou outros momentos de sua trajetória, como os momentos iniciais de sua carreira política (seguindo os passos de seu pai, o ex-deputado federal Francisco Saturnino Braga) e a relação com o ex-governador Leonel Brizola. Outros temas abordados na conversa foram a infância em Copacabana, a paixão pelo canto (que chegou a estudar na juventude) e os anos de aluno da Faculdade de Engenharia da antiga escola politécnica da Universidade do Brasil (atual UFRJ).

 

 

            Entre os destaques daentrevista estão as memórias do veterano político sobre como acompanhou – pelo rádio – os combates da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) e seu jingle da campanha para prefeito em 1985, cantado duas vezes no vídeo: a primeira pelo prefeito Eduardo Paes, na abertura, e a segunda pelo próprio Saturnino, numa canja especial que encerra sua participação nos "Depoimentos Cariocas".

 

Saturnino Braga é o quarto entrevistado da série, criada pelo Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro para registrar e difundir as memórias e reflexões de pessoas que já tiveram a cidade como objeto de trabalho. Antes, dele passaram pelos "Depoimentos Cariocas" o jornalista e escritor Zuenir Ventura, o antropólogo Roberto DaMatta e o compositor e escritor Nei Lopes. Após a entrevista com o ex-prefeito, a série continua em setembro com a participação da professora Terezinha Saraiva, 96 anos, ex-secretária nas pastas da educação e cultura nas esferas estadual e municipal.

 

 

 

Assistam os outros epsódios da série Depoimentos Cariocas acessando o link.