Arquivo Geral da Cidade abre inscrições para curso inédito sobre história do Rio de Janeiro

 

"Traços da História do Rio de Janeiro" é a primeira iniciativa do recém-criado Centro de Ensino e Pesquisa, que vai promover estudos sobre a memória e a identidade da cidade

 

 

Já estão abertas as inscrições para o curso gratuito "Traços da História do Rio de Janeiro", que será realizado pelo Arquivo Geral da Cidade, órgão ligado à Secretaria de Governo e Integridade Pública da Prefeitura do Rio. O curso, que acontecerá entre os dias 18 e 22 de julho, das 9h às 13h, no Auditório do Arquivo Geral de forma presencial, terá carga horária de 20 horas. O curso é uma iniciativa aberta e gratuita a qualquer interessado em conhecer melhor a história da cidade. As cinco aulas, com quatro horas de duração cada uma, serão ministradas pelos professores Elizeu Santiago, Hélio Cannone e Pedro Marreca.

 

 

É o primeiro curso oferecido pelo recém-criado Centro de Ensino e Pesquisa, que tem a missão de "planejar, gerenciar e supervisionar as ações de ensino e pesquisa desenvolvidas no Arquivo Geral da Cidade. Cabe ao novo Centro, criado por Decreto 50893 no início de junho, promover programas de ensino e pesquisa que valorizem a história da cidade, desenvolver ações de capacitação dos servidores e da comunidade em geral, realizar pesquisas histórico-culturais, como também organizar cursos e eventos", diz Tony Chalita, Secretário de Governo e Integridade Pública.

 

 

"Nosso objetivo é contar a história do Rio ilustrada pelo valioso acervo do Arquivo Geral da Cidade: a fundação da cidade, as batalhas, os conquistadores, a população nativa, a chegada da Corte, o processo de Independência e a proclamação da República serão alguns dos temas de que o curso irá tratar", diz Rosa Maria Araújo, Presidente do Arquivo.

 

 

Ao longo do curso, os participantes percorrerão vários momentos históricos do Rio, como a fundação da cidade, em 1565, as comemorações do centenário da Independência, em 1922, e histórias sobre o Rio moderno. Estes são apenas alguns dos muitos temas que serão abordados em aulas expositivas, assim como através da análise de documentos selecionados e em visitas guiadas, momento em que os participantes serão apresentados ao rico acervo do Arquivo. Ao final, aqueles que obtiverem um mínimo de 60% de presença receberão um certificado de conclusão.

 

 

Para participar, basta acessar o link: https://www.even3.com.br/tracosdahistoriadorio/. As vagas são limitadas à lotação do espaço.

 

        Serviço:

 

Datas: 18 a 22 de julho, das 09h às 13h.

 

Aulas: 20 horas de aulas presenciais, distribuídas em cinco aulas de quatro horas de duração cada.

 


Inscrições: https://www.even3.com.br/tracosdahistoriadorio. Vagas limitadas.

 

 

Programação do curso:

  • 18 de julho- Aula 1:  Apresentação do curso. A fundação da cidade do Rio. A cidade no século XVII.  Introdução ao Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro através de visita guiada. (Professores: Elizeu Santiago e Hélio Cannone)

  • 19 de julho- Aula 2:  A capital do sul: o Rio no século XVIII. O Rio Joanino: a presença da Corte na cidade e seus efeitos. (Professor: Hélio Cannone)

  • 20 de julho- Aula 3:  O Rio no processo da Independência. As dinâmicas políticas e sociais no Primeiro e Segundo Reinado. (Professor: Elizeu Santiago)

  • 21 de julho- Aula 4:  A capital da República: sociedade, política e projetos de modernização da Cidade. (Professor: Pedro Marreca)

  • 22 de julho- Aula 5:  A cidade moderna e a belle époque tropical. (Professor: Hélio Cannone)