ESTRATÉGIA DE AQUISIÇÃO/TIPOS DE AQUISIÇÃO
 
Existem basicamente quatro modalidades para aquisição de software:
 
1. Aquisição do tipo GOTS - Government Off the-shelf (Produto de uso governamental)
 
Normalmente realizada entre entidades governamentais através de convênios, cessões ou doações, para fornecimento de software desenvolvido para atender processo específico ou área de negócio da administração pública. Pode ser desenvolvido por equipe interna ou externa (empresa contratada), mas com financiamento e especificação da entidade.
 
2. Aquisição do tipo COTS - Commercial Off The Shelf (Produto de uso comercial)
 
Objetiva a aquisição de um produto pronto. Em geral utiliza-se o jargão "de prateleira", mas o caso aqui tratado são de sistemas específicos para suporte a processos de apoio ao negócio ou administrativos.
 
3. Aquisição do tipo MOTS - Modified Off The Shelf (Produto customizável de uso comercial)
 
Objetiva a aquisição de um produto parcialmente pronto. Pode ser considerado um produto de prateleira, porém permite a alteração de seu código para criação de novas funções, ou alteração das já existentes, de modo a atender requisitos não contemplados originalmente.
 
4. Aquisição do tipo FD - Full Development (Produto a ser Desenvolvido)
 
O produto é desenvolvido do zero para atender a requisitos de um processo ou negócio específico. Nesse desenvolvimento é feito um levantamento dos requisitos e a partir do conhecimento dos mesmos é gerado um software que contemple os requisitos.
 
Dentro da modalidade FD existe a possibilidade de adesão a uma Ata de Registro de Preço, caso exista.

          Acesso Rápido