Participa.Rio: Prefeitura lança plataforma online de participação da população para discussão do PDS

14/11/2018 15:30:00


A Prefeitura do Rio, por meio da Subsecretaria de Planejamento e Acompanhamento de Resultados (Subpar) e do seu Escritório de Planejamento (EPL), da Casa Civil, lançou nesta terça-feira (13/11), no auditório do Planetário, a plataforma online Participa.Rio. Parte integrante da construção do Plano de Desenvolvimento Sustentável da Cidade do Rio de Janeiro (PDS) - que estabelece uma visão 2050 e define objetivos para 2030, como forma de aderência e engajamento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU - a ferramenta tem como objetivo promover o engajamento e a participação da população na construção das políticas públicas da cidade e a interação entre governo e cidadãos.

O lançamento da ferramenta se deu durante o Seminário Rio 2030 - Visão 2050, que está sendo realizado no planetário e que visa trazer inspiração para a construção da visão de médio e longo prazo e conta com a participação de representantes da sociedade civil, instituições públicas e privadas e organismos nacionais e internacionais. Além da Subsecretária de Planejamento e Acompanhamento de Resultado, Ana Carla Prado, o evento contou com a presença à mesa da Oficial Nacional para o Brasil do ONU-Habitat, Rayne Ferretti Moraes, do presidente do Instituto Pereira Passos (IPP), Mauro Osório e do Coordenador Geral do Escritório de Planejamento (EPL), Daniel Mancebo. "A apropriação dos planos e instrumentos de planejamento pelos seus cidadãos e a criação de mecanismos efetivos de participação e controle social com transparência e engajamento são fundamentais para garantir o fortalecimento da perenidade de projetos e a melhora constante da qualidade de vida da cidade", afirmou Ana Carla.


Na ocasião, a Casa Civil apresentou oficialmente a plataforma Participa.Rio, que vai permitir à população discutir o PDS, fortalecendo a cultura de planejamento no âmbito da construção de planos de curto, médio e longo prazo, e será a base para a estruturação de uma cidade com mais qualidade de vida para seus cidadãos. "O Rio de Janeiro é uma cidade muita complexa, e o desafio do plano é dar conta dessas disparidades. Essa ferramenta será fundamental para que possamos construir uma cidade mais diversa", afirmou Mancebo.


Participa.Rio é um dos legados do planejamento sustentável da Cidade. Acesse e diga qual Rio você quer para 2030!