Subsecretaria de Planejamento e Acompanhamento de Resultados

Conheça a SUBPAR

subpar.gab@gmail.com
+55 21 2976-1047

A Subsecretaria de Planejamento e Acompanhamento de Resultados (SubPar) é um órgão criado na gestão do Prefeito Marcelo Crivella para estabelecer o maior comprometimento do governo com a organização e implementação das políticas públicas, estimulando um engajamento mais rigoroso dos gestores com uma visão de futuro para a cidade.

Integrado à estrutura da Secretaria da Casa Civil, trata-se de um organismo especializado em todo o ciclo do planejamento, que começa no diagnóstico e na formulação das políticas públicas e vai até o acompanhamento da execução. Desta forma, a SUBPAR se concentra em três missões fundamentais:

- Apoiar a elaboração do Plano Estratégico da Cidade do Rio de Janeiro, do Plano de Desenvolvimento Sustentável e dos planos setoriais de interesse do município

- Facilitar a execução destes planos

- Monitorar a implementação das políticas públicas

Fruto de uma decisão inovadora, a subsecretaria institui um modelo inédito de planejamento estruturado e institucionalizado, agora enriquecido pelos princípios da sustentabilidade e da governança, um passo que colocou o Rio à frente de todas as grandes cidades da América Latina.

Em seu corpo técnico, a SUBPAR reserva um coletivo de gestores experientes e uma jovem equipe de técnicos qualificados que atuam como em um laboratório para o desenvolvimento de boas práticas administrativas voltadas para a concepção, consolidação e acompanhamento de planos e iniciativas de Governo. Eles contam ainda com a colaboração e interação de representantes de diversas secretarias dentro da Prefeitura do Rio de Janeiro.

 

Institucionalmente, a SUPAR está dividida em duas estruturas:

Escritório de Planejamento (criado nesta gestão)

Escritório de Gerenciamento de Projetos e Metas

Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro - Sede: Rua Afonso Cavalcanti, 455 - Cidade Nova - 20211-110