Equipamentos culturais terão programação variada no feriadão de 7 de Setembro

05/09/2018 15:53:00  

Para aqueles que não dispensam uma boa programação cultural, com atrações para as mais variadas tribos e idades, a Secretaria Municipal de Cultura (SMC) preparou uma programação mais do que especial, em várias regiões da cidade, para este mês.

Confira:

 

EXPOSIÇÕES:

Laurinda Santos Lobo e a Belle Èpoque Carioca: Para comemorar os 140 anos daquela que foi uma mecenas da cultura carioca, o local contará com 20 fotos dela e de referências da época, como a Lapa e a Avenida Rio Branco, além de Villa-Lobos e Nair de Tefé, artistas que foram ajudados por ela. Exposição permanente. Terça a sexta, das 10h às 19h; sábado, domingo e feriado, das 12h às 20h. Centro Cultural Laurinda Santos Lobo. GRÁTIS. Classificação: livre.


Exposição Permanente Getúlio Vargas: A exposição mostra alguns aspectos marcantes da história de Getúlio Vargas. Memorial Municipal Getúlio Vargas, na Glória. De terça a domingo, das 10h às 17h. GRÁTIS. Classificação: livre.


O Rio do Samba: Resistência e Reinvenção: Celebra os 5 anos do MAR explorando os aspectos sociais, culturais e políticos da história do samba feito no Rio de Janeiro desde o século XIX até os dias de hoje. De terça a domingo, das 10h às 17h. Museu de Arte do Rio. R$ 20. Classificação: livre.


Exposição Estética do Invisível: A exposição "Estética do Invisível", que faz parte da Mostra Corpos Visíveis, traz 20 fotografias das mais diferentes regiões do Brasil, sobre as temáticas da diversidade de gênero e sexualidade. Arena Carioca Carlos Roberto de Oliveira – Dicró, Penha. De terça a domingo, das 13h às 21h; e sábados e domingos, das 10h às 21h. GRÁTIS. Classificação: livre.


Exposição Lush: Na exposição, a artista Patrizia D'Angello estabelece um diálogo entre sua poética figurativa centrada num dos três pilares da figuração, a natureza morta e uma inédita incursão pela pintura abstrata. Com formatos variados e técnicas como óleo sobre linho, aquarela sobre papel e pastel sobre papel, a artista visa proporcionar para o público uma experiência de sinestesia onde os outros sentidos são ativados pela visão. De 13 de setembro a 7 de outubro. Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto, no Humaitá. De quinta a segunda, das 15h às 21h. GRÁTIS. Classificação: livre.


Exposição 18' - Linhas Provisórias, Exposição Permanente – 2° abertura: A mostra 18' Linhas Provisórias Exposição Permanente é uma tentativa de democratizar as relações entre público e instituição pública de arte. A abertura encerra um ciclo iniciado em março deste ano, quando o público foi convidado a participar da montagem e elaboração da exposição. A exposição aposta na necessidade de atualização anual e ação coletiva de intervir na construção de memória. São apresentadas técnicas distintas que vão desde a pintura, aos objetos, a cópia mimeográfica, a instalação sonora, a forja de escritos e a videoarte. Centro de Artes Hélio Oiticica. Até 20 de outubro, de segunda a sábado, das 12h às 18h. Classificação livre e entrada gratuita.

 

Coleção Baudot/ 80 anos de Copy-Art: Com curadoria de Alexandre Murucci, a mostra celebra a Copy-Art, um movimento artístico mundial, criado por pioneiros nos anos 60 e que tornou-se global nos anos 80, continuando na era digital. Também chamada Xerox-Arte, Electrostática-Arte, Xerografia, Copiografia ou Arte electrográfica, começou globalmente na década de 1960, a seguir da invenção da primeira copiadora xerográfica totalmente automatizada em 1959. Logo, artistas plásticos tomam este novo meio para criar reproduções não só em papel, mas também em madeira, platina ou tecido. A mostra conta com 300 obras de artistas brasileiros, como Anna Bella Geiger, Paulo Bruscky, Hudinilson Jr., Josias Benedicto, Tiago Duarte, Tadeusz Zielowski, e também de artistas internacionais. Centro de Artes Hélio Oiticica. Até 20 de outubro, de segunda a sábado, das 12h às 18h. Classificação livre e entrada gratuita.

Hip Hop: culturas de rua, memórias, políticas: A exposição apresenta a trajetória de quatro pessoas como possibilidades de fazer memória do Hip Hop e de debater sua atualidade. A graffiteira pernambucana radicada atualmente em São Paulo Gabi Bruce, representando a Baixada Fluminense temos a produtora cultural Giordana Moreira e o cineasta Marcio Graffiti e da Zona Oeste o ambulante cultural Mv Hemp. Esse movimento vai muito além das roupas largas, da pixação que desafia as alturas e a criminalização, realizando encontros e afirmando a periferia das cidades. Através das narrativas de vida e atuação desses quatro realizadores serão apresentados ao público afluentes não hegemônicos sobre o popular movimento do Hip Hop. Serão exibidos mais de 150 trabalhos entre cadernos de pixação, fotografias, vídeos, instalação sonora e documentos. A curadoria é de Daniele Machado. Centro de Artes Hélio Oiticica. Até 20 de outubro, de segunda a sábado, das 12h às 18h. Classificação livre e entrada gratuita.

Africanizze: A mostra, que mistura performances, reúne dez artistas que possuem um trabalho em Performance Arte que deformam seus limites através de pesquisas que desviam dos sistemas gerais da Arte por elementos como: Vivência, Negritude, Lugar de Fala, Mulherismos e Feminismos, das Revoluções Sexuais e de Gênero. Trabalhos que apresentam como intelectuais negros impactam em seu conhecimento e processos artísticos. Participam da exposição: Helen Nzinga, Nelson Aleida, André Vargas, Geancarlos Barbosa, Ismael David, Rafa Ferreira, Uhura Bqueer, Victor Oliveira, Odaraya Mello, Rastros de Diógenes. A curadoria é de Candé Costa e Silvana Marcelina. Centro de Artes Hélio Oiticica. Até 20 de outubro, de segunda a sábado, das 12h às 18h. Classificação livre e entrada gratuita.

Impróprio: Com obras de João Paulo Racy e curadoria de Leno Veras, a mostra tem como base material inédito resultante da vasta pesquisa realizada pelo artista nos territórios cariocas afetados pelas políticas de desapropriação. A mostra possui impressões em lambe-lambe aplicadas em tapumes de mdf, com o intuito de aproximar a instalação desses cenários do entorno, à luz da precariedade como linguagem. Centro de Artes Hélio Oiticica. Até 20 de outubro, de segunda a sábado, das 12h às 18h. Classificação livre e entrada gratuita.

 

CINEMA:

Cinema na Dicró: Todo domingo um filme diferente, às 10h30. GRÁTIS. Classificação: livre. Arena Carioca Carlos Roberto de Oliveira – Dicró, Penha.

16/09 - Procurando Nemo
23/09 - Shrek Terceiro
30/09 - Como treinar seu dragão 2

Subúrbio Visual: O cineclube reúne diversos artistas independentes com projetos audiovisuais, indo além do formato padrão do cinema. Arena Carioca Carlos Roberto de Oliveira – Dicró, Penha. Dia 21 de setembro, às 19h. GRÁTIS. Classificação: livre.

Lá Fora Sessão Vitrine: Todo último domingo do mês, a arena reúne exposições, música e cinema. Em setembro o Lá Fora traz a Sessão Vitrine, com o filme "Animal Político".Arena Carioca Carlos Roberto de Oliveira – Dicró, Penha. Dia 30 de setembro, às 18h. GRÁTIS. Classificação: 14 anos.

O que a Dicró tem?: A atividade realizada em diversas regiões da Leopoldina com o objetivo de divulgar a programação da Arena Carioca Dicró. Essa edição será realizada na favela Caixa D´Água e contará com a presença da Recicloteka, oficina de Samba no Pé e Zumba. Arena Carioca Carlos Roberto de Oliveira – Dicró, Penha. Dia 1º de setembro, às 10h. Classificação: livre.

Cine Oeste – Mais Cinema Nacional: Exibição de filmes, debates e oficinas sobre a cultura audiovisual. O Cine Oeste em parceria com a Mostra de Cinema Marginal realiza uma sessão de filme seguida de um debate sobre cinema nacional. Depois, haverá exibição de curtas metragens e debate com os cineclubes da Zona Oeste sobre o cinema como meio de reflexão e transformação do território. Areninha Carioca Hermeto Pascoal, em Bangu. Dia 20 de setembro, às 18h. Classificação: 14 anos.

Cineclube Rabiola: O Cine Rabiola exibe filmes diversos e ensina técnicas ligadas ao audiovisual. Lona Cultural Herbert Vianna, na Maré. Todas as quintas-feiras, às 17h. GRÁTIS. Classificação: 6 anos.

Cineclube – Subúrbio em Transe: O cineclube realiza sessões seguidas de debates com os realizadores ou convidados. O projeto também incentiva a produção local. Lona Cultural Municipal João Bosco, em Vista Alegre. Dia 27 de setembro, às 19h. GRÁTIS. Classificação: sob consulta.

Lonacine: A lona abre seu espaço para a exibição de filmes de curta-metragem. Lona Cultural Municipal Terra, em Guadalupe. Dia 25 de setembro, às 18h. GRÁTIS. Classificação:livre.
 




Fale
Conosco

  • Facebook

  • Instagram

    Instagram da Prefeitura do Rio
  • Twitter

  • Notícias pelo celular

    Saiba pelo WhatsApp tudo o que a Prefeitura do Rio está fazendo por você.

  • Atendimento Telefônico

    Atendimento de domingo a domingo, 24h por dia.

  • Centrais de Atendimento

    Caso você precise de um atendimento personalizado ou serviços que não estão disponíveis online.

    Rua Afonso Cavalcanti, 455 - Cidade Nova

  • Aplicativos

    Solicite diversos serviços diretamente do seu dispositivo móvel.

  • Riotur

    O que fazer, o que comer, onde ficar. Dicas para moradores e visitantes da cidade. Conheça o Rio.

  • Data.Rio

    O DATA.Rio integra um novo modelo de planejamento, integração, gestão e disseminação da informação da Prefeitura. Acesse o Portal:

Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro - Sede: Rua Afonso Cavalcanti, 455 - Cidade Nova - 20211-110