Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Prefeitura coordena manutenção do Cais do Valongo

28/07/2017 10:30:00  » Autor: Foto: Bruno Bartholini / Porto Maravilha


O trabalho de limpeza e manutenção do Cais do Valongo, recém-declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, é coordenado pela Companhia de Desenvolvimento Urbano de Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp), empresa da Prefeitura do Rio gestora do Porto Maravilha. Os serviços incluem capina, lavagem e drenagem com bombeamento. A Comlurb lava o espaço todas as manhãs, a partir das 7h, e mantém seis garis, dois por turno, para garantir a limpeza do local durante o dia. Além disso, o sítio arqueológico ocupa uma área que fica abaixo do nível do mar, o que exige sistema de drenagem 24 horas por dia para prevenir inundações.

 

Na última terça-feira (25/07), uma das três bombas submersas que fazem a drenagem no local parou de funcionar em decorrência de um curto-circuito. Assim que detectou acúmulo de água, a Cdurp solicitou à Secretaria Municipal de Conservação e Meio Ambiente (Seconserma) a utilização de bomba externa para retirada emergencial dos cinco centímetros de água acumulada em alguns pontos. O equipamento ficou ligado até a finalização do reparo, na quarta-feira à tarde (26), com a compra e substituição da bomba pela companhia.

 

 

Serviços na Região Portuária

 

Desde o último dia 5, a Concessionária Porto Novo interrompeu temporariamente a prestação de serviços públicos municipais na área do Porto Maravilha. Com a decisão, a Cdurp acionou a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Conservação (Seconserma), a Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb), a Rio Águas, a Rio Luz e a Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro (CET-Rio) para a continuidade dos serviços e da manutenção de uma a área de 5 milhões de metros quadrados.




Serviços Serviços