Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Prefeitura inicia obras de Clínicas da Família na Cidade de Deus e em Rio das Pedras

10/04/2015 13:14:00  » Autor: Texto: Flávia David / Fotos: Ricardo Cassiano


O prefeito Eduardo Paes deu início, na manhã desta sexta-feira (10/04), às obras de construção das novas Clínicas da Família que atenderão às comunidades da Cidade de Deus e Rio das Pedras, em Jacarepaguá. Juntas, as duas unidades beneficiarão cerca de 63 mil pessoas com equipes de Saúde da Família e de Saúde Bucal. As clínicas fazem parte de um projeto pioneiro e inovador da prefeitura que permitiu uma revolução na saúde da cidade. Em 2008, o Rio era a capital com pior cobertura de saúde do país, com apenas 3,5% dos cariocas atendidos pelo programa. Atualmente, já são 47,9% de cobertura da população, o que representa mais de três milhões de pessoas beneficiadas. Hoje, o município conta com 74 clínicas da família inauguradas desde 2009. A meta é inaugurar, ainda este ano, mais 15 unidades, de um total de 66 até o fim de 2016, alcançando uma cobertura de 70% da população pelo programa Saúde da Família.

 

- O que estamos fazendo aqui é fruto de parceria com a Câmara Municipal, que nos repassou R$ 130 milhões de sua economia para que fossem destinados à construção de novas Clínicas da Família na cidade. Não há nada mais importante para uma cidade do que investimento em atenção básica para a prevenção de doenças. E é esta a diretriz que as Clínicas da Família seguem - afirmou Paes, destacando a sanção, em julho de 2014, da lei que autorizou o repasse da economia orçamentária da Câmara para a prefeitura.

 

A clínica da família da Cidade de Deus será construída na Rua Quintanilha. A unidade terá nove equipes de Saúde da Família e quatro de saúde bucal, beneficiando cerca de 27 mil moradores. Atualmente, a comunidade já conta com o Centro Municipal de Saúde Hamilton Land e, no atendimento de emergência, com a UPA Cidade de Deus.

 

Já em Rio das Pedras a nova clínica da família será construída na Rua Velha, nº 4. A unidade contará com 12 equipes de Saúde da Família e quatro de saúde bucal, beneficiando cerca de 36 mil moradores da comunidade. Hoje, Rio das Pedras já é atendida pela Clínica da Família Otto Alves de Carvalho, inaugurada em 2012.

 

- A região cresceu demais e precisava ter unidades como essas para atender com qualidade a demanda de moradores. Assim que ficarem prontas, vamos oferecer um atendimento que faça a diferença na vida das pessoas para que possam viver mais e melhor - disse o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.

 

Moradora da Cidade de Deus há 48 anos, a doméstica Maria Aparecida Santos de Souza, de 49, sempre precisou se deslocar por longas distâncias para conseguir atendimento médico para ela e seus familiares. Agora, com a construção de uma Clínica da Família a poucos metros de sua casa, ela garante que sua qualidade de vida, bem como de seus entes queridos, dará "um salto":

 

- Minha expectativa é a melhor possível. Sempre dependemos de postos médicos distantes e passamos por grandes dificuldades para marcar consultas. Por isso, eu diria que esta clínica é uma bênção divina, especialmente para as mulheres, que precisam se cuidar mais. Dispor de um lugar que oferece conforto, equipamentos modernos e bom atendimento, e tudo isso na porta de casa, será maravilhoso.

 

Somente a Área de Planejamento 4.0 (Barra e Jacarepaguá), na qual estão inseridas as comunidades de Cidade de Deus e Rio das Pedras, tem hoje 15,4% de cobertura de Saúde da Família. A AP conta com 13 unidades de Atenção Primária (três clínicas da família e dez centros municipais de saúde), uma UPA, uma policlínica, três hospitais, três centros de atenção psicossocial, uma coordenação de emergência regional, duas unidades psiquiátricas (instituto e hospital) e maternidade.

 

- Moro em Rio das Pedras há 48 anos e, assim como eu, meus familiares e vizinhos sempre sofreram com a falta de médicos especializados, tendo que buscar ajuda em áreas mais distantes. Saber que contaremos com uma Clínica da Família tão próxima, nos oferecendo os serviços que tanto necessitamos, é motivo de grande emoção - afirmou a dona de casa Jacira Alves da Silva, que verá a unidade da janela de sua casa.

 

O início das obras das novas unidades de saúde também foi acompanhado pelo subprefeito da Barra e Jacarepaguá, Alex Costa, e pelo presidente da RioUrbe, empresa responsável pelo serviço, Armando Queiroga, além de lideranças comunitárias e parlamentares.
 


Imagens relacionadas:










Serviços Serviços