Fundação Parques e Jardins - FPJ
Presidente da Fundação Parques e Jardins visita projeto “Praça do Futuro”

07/10/2016 12:16:00


Presidente da Fundação Parques e Jardins visita projeto "Praça do Futuro"

 

Por: Marcus Vinícius

Com interesse em buscar parcerias para ressignificação dos espaços da cidade, o presidente da Fundação Parques e Jardins, Everton Gomes, se reuniu na manhã desta quinta-feira (6/10) com membros do movimento Onda Carioca, na Praça Dr. Eurico Alencastro Massot, no Recreio dos Bandeirantes, onde conheceu o projeto "Praça do Futuro". Participaram da reunião, o presidente do Onda Carioca, Júlio Cesar Gomes Ribeiro da Costa , o presidente da Comissão de Urbanismo da OAB-Barra, professor Francisco Carreira, além de representantes da liga das rodas culturais da Zona Oeste.

 

O projeto Onda Carioca busca tornar a cidade do Rio de Janeiro mais sustentável através de atividades voltadas para educação, gestão ambiental de resíduos sólidos, cultura e assistência a populações em situação de vulnerabilidade e risco social. Um dos projetos do movimento é a Praça do Futuro, que visa revitalizar praças em favelas com ênfase no desenvolvimento sustentável e educação socioambiental, sempre dialogando com a comunidade do seu entorno.

Após assistir uma apresentação sobre o projeto Praça do Futuro, o presidente da FPJ, Everton Gomes, falou sobre o desafio que foi assumir a fundação com o compromisso de reestruturar o órgão e iniciar uma gestão focada em construir uma perspectiva de cidade mais humana, ressaltando necessidade de buscar iniciativas firmar parcerias para reocupar áreas como praças e parques urbanos:

 

"Começamos a trabalhar com uma lógica de administração baseada no diálogo, buscando novas experiências. Entendo que as adoções de áreas verdes devem gerar um sentimento de pertencimento à cidade, uma interação das pessoas com os parques e praças. Desde o primeiro momento eu queria ampliar a participação popular na gestão dessas áreas, daí surgiu a ideia do Painel de Gestão integrado de praças e parques urbanos. Queremos identificar as pessoas que ocupam os espaços e a partir do diálogo, criar um modelo de planejamento de parques e praças, o que hoje não existe.  Disse Everton Gomes.

 

O presidente do Onda Carioca, Júlio Cesar Gomes Ribeiro da Costa,  agradeceu pela visita, ressaltando que Everton Gomes é o primeiro presidente da FPJ a visitar o projeto no Recreio e aproveitou a reunião para apresentar proposta para revitalização do espaço físico da praça Dr. Eurico Alencastro Massot, transformando-a em laboratório de política pública para as praças cariocas:

 

"Nos vemos como uma organização que tem o desafio de transformar praças de favelas em polos de educação, cultura e lazer. A gente enxerga a praça como instrumento de desenvolvimento sustentável do território. Por isso, buscamos desenvolver um conceito que chamamos de "Praça do Futuro", que é uma tecnologia social que visa transformar as praças de favelas cariocas em polos de lazer e cultura. Cada praça deve desenvolver a sua inteligência de ocupação e isso só é possível dialogando com a comunidade, conversando com as pessoas que ocupam as praças". Ressaltou Júlio Cesar.

 

A reunião terminou no início da tarde, após debate sobre formas de adequação do atual modelo de adoção de praças ao projeto desenvolvido no local, assim como a possibilidade realizar um encontro com especialistas com objetivo de iniciar uma discussão sobre um novo regulamento para administração de praças da cidade.


Imagens relacionadas: