Fundação Parques e Jardins - FPJ
Fundação Parques e Jardins planta 1000 árvores em Realengo

16/06/2016 15:54:00


 

Em março, quando lançaram o projeto, todos os envolvidos no projeto "O Rio Planta Eu Cuido" posaram para foto em frente à Praça do Canhão, em Realengo. Agora, já são mil árvores plantadas no bairro

 

Um local mais fresco e arborizado. É como vai ficar Realengo após receber o plantio de mil árvores pelas ruas do bairro. Em pouco mais de três meses, um projeto desenvolvido pela Fundação Parques e Jardins (FPJ), chamado "O Rio Planta Eu Cuido", plantou as mudas de árvores em diversas ruas a região.

 

"O Rio Planta, Eu Cuido" tem como objetivo arborizar os bairros cariocas com o apoio da comunidade beneficiada e em parceria com as escolas da rede municipal. "Nossa proposta é desenvolver a consciência ambiental da população para que ela aceite e cuide dos plantios realizados no seu bairro pelo projeto, formando verdadeiros agentes multiplicadores em prol do Meio Ambiente. No início, tivemos uma certa rejeição por parte dos moradores. Eles tinham medo de que as árvores deixassem as ruas escuras ou que danificasse as calçadas. O trabalho de educação ambiental que é feito junto à comunidade esclarece esses questionamentos e faz o morador perceber a importância do plantio. É tão bacana que eles acabam se tornando verdadeiros multiplicadores da ideia. Tanto é que em pouco tempo fizemos mil pontos de plantio", explica Natacha Kede, diretora de Arborização da FPJ.

 

Um dos parceiros da FPJ no plantio em Realengo foi o Exército. Através do Coronel Álvaro, da 9ª Brigada de Infantaria Motorizada, foi sinalizada a vontade de receber o projeto no bairro: "Soubemos que a FPJ vinha desenvolvendo "O Rio Planta, Eu Cuido" em vários outros lugares e então nos colocamos à disposição para participar e ajudar. Mas, pensamos que seria algo de menor proporção. Qual não foi nossa grata surpresa ao percebermos o quão grandiosa era a ação. Quero parabenizar a Fundação Parques e Jardins pelo extraordinário trabalho. Realengo é um bairro muito quente. Essa arborização é muito importante e bem vinda. Além de embelezar o bairro, vai ajudar a refrescar a região. Isso é qualidade de vida. Daqui a cinco anos, Realengo estará muito bonita, verde e mais florida", comemora o Cel. Álvaro.

 

Para Martha Nogueira, diretora da Escola Municipal Coronel Corsino do Amarante, o projeto foi um grande presente para a comunidade: "Esse ano, o projeto pedagógico trabalhado em nossa escola se chama "De Mãos Dadas com a Vida e a favor da paz". Nesse sentido, teve tudo a ver participar d" O Rio Planta Eu Cuido. Uma cidade mais arborizada significa melhor qualidade de vida para todo mundo. E foi muito positivo perceber a empolgação e o envolvimento das crianças. Elas adoraram. E, como plantamos na rua em frente à nossa escola, elas apadrinharam as árvores que plantaram e cuidam delas. Eu cobro mesmo. Pergunto a elas: e aí, já regaram a árvore de vocês essa semana" Esse envolvimento é muito bom e ajuda a fazer com que entendam a importância de se preservar a natureza e o meio ambiente de um modo geral?, avalia Martha, que além de trabalhar em Realengo, também mora no bairro.

 

            Em março, "O Rio Planta, Eu Cuido" completou 1 ano. Nesse período, foi implantado em diversas partes da cidade, alcançando um total de 15 bairros e mais de 3.300 novas mudas de árvores plantadas em toda a cidade. Entre os bairros que estão: Méier; Jardim América; Tijuca; Pavuna; Santa Teresa; Grajaú; Catete; Ilha do Governador; Sepetiba e Flamengo.


Imagens relacionadas: