Fundação Parques e Jardins - FPJ
Campo de Santana recebe o 2º Encontro de Formação de professores da SME

11/05/2016 15:29:00


 

O grupo de professores reunido em frente à sede da Fundação Parques e Jardins, no Campo de Santana
 

 

O Campo de Santana recebeu na manhã desta quarta-feira, 11/05, o "2º Encontro de Formação: A Importância da Mata Atlântica e seus recursos para nossa Cidade". Realizado pelo setor de Extensividade da Secretaria Municipal de Educação, através do Centro de Educação Ambiental do Parque Nacional da Tijuca (CEAMP), o encontro tem como objetivo refletir e difundir conhecimentos sobre Educação Ambiental junto aos professores num processo de formação continuada.

 

Cerca de 50 professores iniciaram o encontro assistindo à palestra "A Importância da Mata Atlântica na manutenção dos Recursos Hídricos da nossa Cidade", que foi ministrada por Rafael Pereira, coordenador do Projeto Observando os Rios/SOS Mata Atlântica. Em seguida, foi a vez da analista ambiental do ICMBio, Roberta Leocádia Dias, proferir aos professores sua palestra "O Papel do Parque nacional da Tijuca na Conservação dos Recursos Hídricos da nossa Cidade."

 

Para o professor de Geografia, Rodrigo Kelly, que leciona na Escola Municipal General João Mendonça Lima, em Jacarepaguá, participar do encontro foi muito bom: "Entrei para a rede municipal esse ano e quando soube do curso de formação, fiz questão de participar. É importante o professor estar sempre se reciclando, se motivando e levando coisas novas à sala de aula."

 

Para Denise Palha, gerente da equipe de Extensividade da SME, o objetivo desses encontros é divulgar a Educação Ambiental e mostrar aos professores caminhos a trabalhar esse tema de maneiras diversas: "Apesar de estarmos falando de Meio Ambiente, não é um tema restrito à determinadas disciplinas, não. Através da transversalidade, toda e qualquer disciplina pode e deve tratar a Educação Ambiental em sala de aula. Aliás, é isso que queremos e buscamos: que nossos alunos se envolvam com o tema e sejam multiplicadores dessas ideias em casa, em sociedade, em sala de aula. É um assunto que tem a ver com todo mundo."

 

O 3º Encontro de Formação de professores está previsto para o próximo dia 15 de junho, também no Campo de Santana.


Imagens relacionadas: