Fundação Parques e Jardins - FPJ
Campo de Santana recebe a primeira visita guiada do projeto Janelas Abertas

16/11/2015 17:23:00


       

 

(à esq) General Stoffel, diretor do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército; Wellington Ribeiro, presidente da FPJ, e General Campos, chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército Brasileiro

 

         Em pleno dia da Proclamação da República, no domingo, dia 15 de novembro, o Campo de Santana teve a honra de receber o lançamento do projeto "Janelas Abertas para a República".

 

            A cerimônia de abertura contou com a participação luxuosa do Coral Vozes do Forte de Copacabana e da Banda do 2º Batalhão de Guarda do Comando Militar do Leste que levaram boa música aos participantes do evento.

 

            O General Campos, chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército Brasileiro, elogiou o projeto: "Tanto a Casa de Deodoro quanto o Campo de Santana são importantes sítios históricos. Nesse sentido, a realização de um projeto como o Janelas Abertas para a República é o ponto de encontro entre a História e a sociedade, que cada vez mais está ávida por cultura e informação." Já o General Stoffel, diretor do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército, comentou: "O Exército tem um vínculo com o Campo de Santana desde sempre. O Palácio Duque de Caxias, vizinho o Campo, está localizado ali há mais de 200 anos e a Casa Histórica de Deodoro foi a residência do Marechal Deodoro, que saiu de lá para proclamar a República. Conhecermos os fatos históricos, nos apropriarmos desses lugares de memória é vital para a preservação e divulgação de da nossa própria história", defende Stoffel.

 

             O diretor da Casa Histórica de Deodoro, coronel Joel Francisco Corrêa, também comentou a relevância do projeto Janelas Abertas para a República e sua realização no Campo de Santana e seus arredores: A Casa de Deodoro ainda conserva as paredes erguidas com pedra, óleo de baleia, taipa e cal. Ela mantém entre as peças do acervo permanente a mesa onde o governo provisório de Deodoro assinou os primeiros decretos e oficializou questões como a criação da atual bandeira nacional. O Campo de Santana é nosso vizinho e faz parte da nossa história. Realizarmos esse projeto é muito bom."

 

         Marisa Egrejas, coordenadora executiva do "Janelas Abertas para a República", estava feliz com a estreia do projeto e com a cerimônia de abertura. Segundo ela, realizar o projeto no Campo de Santana teve um gostinho especial: "É a terceira edição do projeto. E, não dá para falar nos acontecimentos sobre a proclamação da República sem citar o Campo de Santana e todos os acontecimentos que marcaram esse lugar como um importante sítio histórico. Olhar o Campo de Santana sob essa perspectiva histórica e fomentar nas pessoas esse olhar de pertencimento é a proposta do nosso trabalho", explicou ela, que comanda um grupo de mais de 10 guias que juntos farão os 24 roteiros de visitação.

 

               Para o presidente da Fundação Parques e Jardins, Wellington Ribeiro, sediar um projeto como esse é um motivo de alegria, tanto como gestor público quanto como cidadão: "Toda iniciativa que visa preservar a história e difundir a cultura merece nosso parabéns e nossa ajuda. Que a população aproveite a oportunidade para fazer as visitas guiadas que estão sendo propostas no projeto e se enriqueça ainda mais de informação sobre a nossa história, sobre o Campo de Santana e todo seu entorno", comentou Wellington.

 

               A Escola de Samba Imperatriz Leopoldinense encerrou a cerimônia de abertura com uma apresentação do casal de mestre-sala e porta-bandeira e também da bateria da escola. Em seguida, os convidados foram à Casa Histórica de Deodoro para a inauguração da exposição de caricaturas "Nasce a República" e depois, seguiram para a primeira visitação guiada, novamente no Campo de Santana, onde alumas personalidades participaram da ação de replantio no parque.

 

 

O projeto

            Desenvolvido pelo Laboratório de Tecnologia e Desenvolvimento Social - LTDS (COPE/UFRJ) e pelo Projeto de Extensão Turismo Cultural no Campo de Santana, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), em parceria com a Casa Histórica de Deodoro, o "Janelas Abertas para a República" realizará, de 15 a 22 de novembro, visitas guiadas gratuitas pelo entorno do Campo de Santana. A visita guiada que inaugurou o projeto foi intitulada "Campo de Santana e Arredores".

 

Ao todo, são 24 saídas em sete diferentes percursos, com ênfases diferentes, orientados e interpretados por guias recém-formados pelo Curso de Turismo do Colégio Estadual Antônio Prado Júnior. Todos os roteiros têm como ponto de apoio e de saída a Casa Histórica de Deodoro.

 

O projeto, apoiado pela FAPERJ, tem parceria da Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército e a colaboração de diversas instituições do entorno do Campo de Santana, como a Fundação Parques e Jardins.


Imagens relacionadas: