Fundação Parques e Jardins - FPJ
Dia de festa para a entrega da Rearborização da Estrada dos Três Rios

05/10/2015 14:30:00


 

 

 

 

 

 

 

A Estrada dos Três Rios amanheceu em festa, no sábado, dia 03 de outubro. Foi entregue à população o primeiro "presente" pelos 450 anos do Rio de Janeiro.

 

O concurso promovido pelo Comitê Rio 450 para comemorar o aniversário da cidade selecionou, de um total de 1.485 propostas da população, seis ideias vencedoras. Cada uma delas marca uma área do Rio. Em Jacarepaguá - chamada no concurso como AP4 -, a ideia vencedora foi a da professora de Ciências, Alice Giannini, que pedia a rearborização da Estrada de Três Rios, uma importante via do bairro.

 

Realizado pela Fundação Parques e Jardins (FPJ), o plantio das 185 árvores na via movimentou o bairro. Crianças, jovens e adultos se envolveram no projeto e, sábado, no dia da entrega do presente, todos estavam felizes com o trabalho realizado. "Essa ideia não é minha. É de todos os moradores do bairro. A rearborização já era uma antiga demanda dos moradores. Agora, além de comemorar essa conquista, vamos todos cuidar e ter responsabilidade com nossas árvores, com nosso verde, com o meio ambiente como um todo. É lindo ver tanta gente envolvida numa causa como essa. Ver principalmente as crianças envolvidas nisso me deixa muito, muito feliz e esperançosa", disse Alice Giannini, autora da ideia, que mora há mais de 15 anos em Jacarepaguá.

 

A secretária executiva do Comitê Rio 450, Isabel Werneck, disse que no trabalho desenvolvido para as comemorações dos 450 anos da cidade, a principal preocupação foi que os cariocas se sentissem parte da festa e se sentissem refletidos, representados nela: "A ideia da rearborização da Três Rios encheu de orgulho a prefeitura. Ficamos todos muito felizes e satisfeitos em perceber que os moradores de Jacarepaguá são ativos na causa da sustentabilidade e conscientes da importância da arborização na qualidade de vida das pessoas."

 

O presidente da FPJ, Wellington Ribeiro, parabenizou os moradores mas disse que era importante já olharmos para o futuro: "Hoje comemoramos uma conquista. Que ótimo. Mas, já temos que pensar no futuro. Por isso, convido cada um de vocês a já começar a pensar em que cidade queremos para daqui 50 anos? O projeto do secretário executivo de Coordenação de Governo, Pedro Paulo, nos leva a esse olhar. Ao falarmos especialmente sobre natureza e meio ambiente, olhar para a frente é necessário e urgente", frisou Wellington. Já a diretora de Arborização da FPJ, Natacha Kede, comentou: "Participar, junto ao Comitê 450, desse presente a vocês foi um prazer. Quero agradecer a cada um que plantou essa ideia junto com a gente e hoje vê o resultado na rua. E um agradecimento especial à Alice. Ela não foi só a autora da ideia. Ela participou tão ativamente de tudo, nos ajudou a mobilizar a comunidade e fez a gente repensar todas as nossas ações de plantio. A partir de seu engajamento, a FPJ passou não só a plantar como também a educar e envolver toda a população nas ações de plantio através do Rio Planta Eu Cuido."

 

 O secretário municipal de Cultura e presidente do Comitê 450 anos, Marcelo Calero, parabenizou os moradores e agradeceu a FPJ pela parceria na realização do projeto: "A FPJ foi mesmo uma parceiraça nesse projeto. O que foi feito aqui foi um trabalho de excelência. A rearborização da Três Rios envolveu toda a comunidade e hoje é entregue à população com muita festa e alegria. Parabéns à Alice, autora da ideia, parabéns á todos os envolvidos."

 

Dia de festa

 

            O evento comemorativo aconteceu em frente ao número 243 da Estrada dos Três Rios. No local, fica uma petshop chamada HiperPet. Os donos fizeram questão de apoiar o projeto de rearborização. "Nossa empresa enxerga pelo viés da sustentabilidade. Pensamos em que podemos fazer e contribuir para respeitar cada vez mais a natureza. Por isso, quando soubemos do projeto de rearborização, fizemos questão de participar. E, mais ainda, quando soubemos que a árvore plantada e frente ao nosso estabelecimento seria o pau-brasil, ficamos muito felizes. Não poderia ser uma melhor. Afinal, o pau-brasil nos remente à nossa história, às nossas origens", disse a gerente, Bruna Gonçalves Rio.

 

            No dia da festa, a HiperPet cedeu o ponto de luz para que ali fosse montada toda a estrutura da festa, que contou com a apresentação do Coral Atrás da Nota" - o coral de servidores da Prefeitura do Rio -, e a Confraria do Garoto. Ao longo do evento, o coral cantou 7 músicas, entre samba, bossa nova e forró, e a Confraria do Garoto entregou a cada um dos representantes pelo evento uma moção em agradecimento pela rearborização da Estrada dos Três Rios.

 

            Ao final, Wellington Ribeiro, Marcelo Calero e Alice Giannini "desembrulharam o presente" da Três Rios: entregaram a árvore de pau-brasil plantada em frente à HiperPet simbolizando as 185 replantadas na via. Em seguida, os moradores ganharam mudinhas de plantas ornamentais e o certificado de "adotantes" das árvores. É que das 185 árvores replantadas ao longo da via, 104 foram "adotadas" por moradores que se comprometeram a cuidar dessas árvores. O menino Pedro Mafra, de 10 anos, foi um deles: "Na minha casa todo mundo gosta de cuidar da natureza. Quando soube do projeto, avisei à minha mãe que também queria participar", disse o menino que "adotou" 7 árvores e, inclusive, deu nome a todas elas: "O nome delas é Glória, Violeta, Ana, Clara, Lucy, Jurema e Rosa", contou orgulhoso.

 

Todas as árvores que replantadas ao longo da Três Rios são adequadas para o meio urbano já que são de médio porte e suas raízes não danificam calçadas, tubulações ou fios elétricos.


Imagens relacionadas: