Fundação Parques e Jardins - FPJ
Saiba mais sobre o órgão

12/03/2015 16:39:00


A Fundação Parques e Jardins é uma das instituições mais antigas da Prefeitura. Sua criação nos remete ao final do Século XIII sob a então denominação de Inspectoria de Mattas, Florestas, Jardins Públicos, Arborisação e Caça, criada em 1893. Nove anos depois, em 1902, se unifica a um  outro órgão público, a Inspectoria de Mattas Marítimas e Pescas, resultando então na Inspectoria de Mattas, Jardins, Arborisação, Caça e Pesca. Sua sede, construída em estilo Luiz XV pelo arquiteto francês Leon Gaubert, foi inaugurada em 1909, no Campo de Santana, no Centro Histórico do Rio. 

 

Três décadas depois, em 1940, já sob a tutela da Secretaria Estadual da Viação e Obras, essa Inspetoria recebe a designação de Departamento de Parques. 

 

Em 1989, através da Lei 1419, é criada então a Fundação Parques e Jardins. A FPJ permaneceu como órgão da Secretaria Municipal de Obras até 1993, ano de criação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente a qual se vinculou naquele mesmo ano e permanece até hoje.

 

 

Missão

Planejar, construir e gerir os espaços urbanos, notadamente parques, praças e jardins da Cidade do Rio de Janeiro, garantindo melhor qualidade de vida para cariocas, e tornando a cidade mais verde e humanizada.

 

 

Visão

Contribuir, de forma responsável e inovadora, para que o Rio de Janeiro se torne uma referência em cidade verde.

 

 

Valores

- Ética
- Respeito
- Responsabilidade
- Comprometimento
- Profissionalismo
- Espírito de Equipe
- Reconhecimento
- Eficiência