Gerência de Formação dos Anos Iniciais (E/SUBE/EPF/GEFAI)

Tem por objetivos planejar, implementar, gerenciar, acompanhar e monitorar a formação continuada e o desenvolvimento profissional dos professores e das lideranças pedagógicas que atuam nos anos iniciais das escolas da Rede Pública do Rio de Janeiro.

O objetivo da formação é fomentar o olhar para a prática pedagógica, considerando a realização de um trabalho integrado ao currículo, aos materiais didáticos e aos resultados das avaliações da aprendizagem dos estudantes.

Nesse sentido, propomos ações formativas que promovam um espaço dialógico para o estudo, a reflexão e a troca de saberes e práticas sobre alfabetização e os demais anos do Ensino Fundamental I, de forma a contribuir para a gestão da aprendizagem dos estudantes em sala de aula.

Ainda sobre o escopo das formações planejadas pela GEFAI, registramos que as estratégias de recomposição de aprendizagem relacionadas, diretamente, ao currículo e aos materiais pedagógicos, assim como os dados das avaliações constituem-se como objetos de estudo, análise e são compreendidos como propulsores para pensar outras práticas de sala de aula possíveis. 

Atribuições da Gerência:

● planejar ações formativas integradas com profissionais das áreas envolvidas com foco nos subsídios teóricos e metodológicos para o desenvolvimento dos projetos extracurriculares e sua articulação com a prática cotidiana da escola;

● executar ações formativas para os formadores e, eventualmente, para os professores do Ensino Fundamental I, integrando os recursos pedagógicos disponíveis na Rede às novas tecnologias e metodologias ativas;

● estruturar, produzir, executar, monitorar e avaliar as ações de formação continuada da equipe responsável pelas formações dos profissionais envolvidos, seguindo a Política de Formação Continuada da Secretaria;

● fomentar a disseminação de boas práticas formativas das habilidades socioemocionais;

● fomentar ações de formação continuada para os profissionais envolvidos tendo como referência a legislação em vigor e as necessidades de aprendizagem apresentadas pela Rede Pública Municipal de Ensino;

● articular e integrar as ações formativas com profissionais das áreas envolvidas elencando os pontos de atenção que devem nortear as propostas formativas;

● articular e integrar as ações formativas de forma que, na transição de um período para o outro, seja respeitada a continuidade dos processos peculiares de desenvolvimento e aprendizagem de cada etapa ou modalidade;

● pesquisar e disseminar conhecimentos atualizados e referenciais teórico - metodológicos relevantes sobre o processo de alfabetização e letramentos, articulando com os diferentes componentes curriculares e documentos técnicos da Secretaria Municipal de Educação;

● manter atualizado o mapa de composição dos profissionais envolvidos com base nas informações da área de Recursos Humanos.

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