Notícia | Bicentenário da Independência Nossa Rede faz parte desta história! | CREP-AT

Autora: Malvina Fernandes | Imagens: Jefferson Matos | Publicação: Jefferson Matos

04/08/2022 19:25:00

Muitas reflexões cabem neste Bicentenário da Independência do Brasil.

O gesto de D. Pedro I, em 1822, foi um marco necessário para o início de uma caminhada de buscas e conquistas na construção de nossa história.

A lapidação da identidade que desejamos livre se apresenta em cenários cunhados por muitas e variadas narrativas de nosso povo que nos impelem à apropriação e à tomada de consciência de nossos feitos e releituras. As linhas e traços são nossos, nos representam!

A educação, no desenho de seu fazer, é parte deste mosaico.

Neste contexto, o Centro de Referência da Educação Pública da Cidade do Rio de Janeiro – Anísio Teixeira, responsável pelo acesso e guarda de parte do acervo desta Rede, disponibiliza às Unidades Escolares, e demais interessados, seis publicações digitalizadas em PDF pesquisável (OCR) que contam um pouco de nossa história.

Esperamos poder contribuir com os inúmeros projetos que, certamente, estão em andamento neste Bicentenário e, também, em outros momentos de pesquisa acerca da memória de cada Unidade Escolar. Estamos à disposição para as consultas que se fizerem necessárias.

E para conhecer ou relembrar as publicações que seguem, basta acessá-las:

As escolas do Imperador

Erguidas por determinação do Imperador Pedro II, as chamadas Escolas do Imperador foram construídas a partir de 1870, no final da Guerra do Paraguai. Tinham dimensões monumentais e localizavam-se nas freguesias – como eram chamadas, à época, as diferentes áreas da cidade.

Guia das Escolas Tombadas

O Guia das Escolas Tombadas da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro oferece a pesquisadores e a interessados em geral um conjunto amplo e diversificado de dados acerca dos imóveis em causa, tais como os relativos à localização e estilo e à autoria dos respectivos projetos, além de identificar as administrações responsáveis por iniciativas quanto a sua construção ou reciclagem para uso escolar.

Guia das Escolas de Anísio Teixeira

O Guia das Escolas de Anísio Teixeira... oferece aos leitores um instrumento valioso para o conhecimento de um período fundador na história da educação escolar carioca. Trata-se dos anos 1931 – 1935, quando o educador Anísio Teixeira esteve à frente da Secretaria Geral de Educação e Cultura do Distrito Federal (RJ).

A Construção do Conhecimento

A publicação mostra a formação da Rede de Escolas Públicas do Município do Rio de Janeiro, em suas concepções arquitetônicas e no contexto histórico, das "Escolas do Imperador" às "Escolas padrão", através de uma exposição realizada em 2005: "A construção do Conhecimento: Mundo - Escola.

Trilhas e Trilhos – Memórias do Rio

*Esta publicação, através da exposição Trilhas e Trilhos – Memórias do Rio, realizada pelo CREP em 2014, aborda a história de crescimento urbano, a partir dos caminhos trilhados por seu povo ao longo dos séculos.

"Memórias da Educação na Cidade do Rio de Janeiro"

A exposição "Memória da Educação na Cidade do Rio de Janeiro" surgiu de um trabalho de pesquisa realizado entre 1991 e 1992, a partir de documentos e fotografias de variadas escolas do Município do Rio. Esta ação anunciou a riqueza histórica oculta em cada imagem e fomentou o desejo de ampliar o conhecimento sobre o passado da Educação, dando origem ao Centro de Memória da Rede.

Boas inspirações!

56_INSTANCE_qk3I 56_INSTANCE_qk3I p_p_id_56_INSTANCE_qk3I_