CURSO SOBRE AVALIAÇÃO

02/06/2017 09:55:00

A Gerência de Fomento à Pesquisa e Avaliação Externa vem informar a abertura de um novo curso: "Avaliação: o que você precisa saber para aplicar em sala de aula".

O curso será ofertado na modalidade EAD, com carga horária de 48h, para Professores de Ensino Fundamental - Anos Finais; Professor I (16h e 30h); Professores lotados nas GEDs das Coordenadorias Regionais de Educação e Professores lotados no Nível Central. Serão ofertadas duas turmas: uma para professores em estágio probatório e outra para professores que já completaram o estágio probatório.

De modo geral, temos por objetivo formar o corpo docente que atua no ensino fundamental II, ampliando os conhecimentos sobre a importância da avaliação; caracterizando o processo de avaliação; apresentando ferramentas avaliativas alinhadas ao currículo e à Resolução 188 da SME e subsidiando mecanismos de melhoria do ensino e da aprendizagem.

O curso está dividido em 9 aulas:

• Aula 1 - Educação baseada em evidências;
• Aula 2 - Diferentes níveis de avaliação;
• Aula 3 - Avaliação externa;
• Aula 4 - Coerência Educacional;
• Aula 5 - A avaliação interna;
• Aula 6 - A avaliação interna: Transtornos de aprendizagem e situações especiais;
• Aula 7 - Avaliação interna: Ferramentas diversificadas para a avaliação;
• Aula 8 – A avaliação e a dimensão socioemocional;
• Aula 9 - Avaliação e Metacognição.

Essa proposta está em conformidade com a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, especialmente o Objetivo de número 4, segundo o qual é necessário "Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos". O curso também se encontra adequado ao Plano Municipal de Educação no que diz respeito a "garantir a formação continuada de todos os profissionais através de espaços de formação presencial, semipresencial e à distância".

As inscrições ocorrerão entre os dias 16/09 e 22/09/2020, através do SITE DE INSCRIÇÕES FORMAÇÕES E/EPF, e as vagas são ilimitadas. Vale lembrar que, para realizar qualquer inscrição nos cursos de formação da Escola Paulo Freire, é necessário ter um e-mail RioEduca ativo.

Para regularizar seu e-mail institucional, entre em contato com o Helpdesk através dos telefones: 0800-0316341 / 4501-4018, e aproveite todos os cursos disponíveis na plataforma EAD da Escola de Formação Paulo Freire.

Esperamos por vocês!

56_INSTANCE_qk3I 56_INSTANCE_qk3I p_p_id_56_INSTANCE_qk3I_