'História social do maxixe' vence o Concurso de Monografias do Arquivo Geral da Cidade

 

 

 

 

Foi publicado no Diário Oficial do Município nesta terça-feira (29/03) o resultado do Concurso de Monografias do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro – Prêmio Afonso Carlos Marques dos Santos. A publicação informa que a comissão avaliadora do certame, composta pelos professores Antônio Edmilson Martins Rodrigues (UERJ e PUC-Rio), Luiz Ramiro Júnior (FBN), Marcos Bretas (UFRJ), Rosa Maria Barboza de Araújo (AGCRJ, presidente da comissão) e Ynaê Lopes dos Santos (UFF), aclamou como vencedor o trabalho intitulado "Da Cidade Nova aos palcos: uma história social do maxixe (1870-1930)", de autoria de Juliana da Conceição Pereira.

 

Na reunião, realizada na véspera da publicação, no Arquivo Geral da Cidade, a comissão decidiu ainda outorgar menções honrosas aos seguintes trabalhos: "Participação social no Rio de Janeiro: uma análise do relacionamento entre Estado e sociedade civil durante as primeiras décadas do século XX" (de Ivan Souza Vieira), "Já escolher o seu disco?: fonografia, ouvintes e a Discoteca Pública do Distrito Federal" (de Denise de Oliveira) e "Um Rio açucareiro: lavradores em Campo Grande, séc. XVIII" (de Jerônimo Aguiar Duarte da Cruz).
 

O trabalho vencedor do Concurso de Monografias será publicado pela Prefeitura da Cidade do Rio Janeiro, enquanto os autores que receberam a menção honrosa serão indicados a publicar um artigo nos próximos números da Revista do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro.